A fábrica-bar 277 Craftbeer de Foz do Iguaçu conquistou a medalha de prata Best of Show na 4.ª Copa Cerveja Brasil, realizada no dia 6 de dezembro, no Rio de Janeiro. A cerveja premiada foi a Canoa Quebrada. Do estilo alemão gose, a bebida tem polpa de caju, malte de trigo e um toque de sal.
Participaram do concurso, promovido pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), 137 cervejarias de 21 estados brasileiros, que inscreveram 1.060 rótulos. A Canoa Quebrada ganhou medalha de ouro na categoria Gose, por isso se habilitou para disputar o prêmio Best of Show de melhor cerveja do concurso, conquistando o segundo lugar.
Proprietário da 277 Craftbeer, Agenor Maccari Junior diz que a receita da Canoa Quebrada é própria e personalizada. A fábrica-bar tem hoje cerca de 40 receitas e já recebeu mais de 30 premiações em concursos, incluindo internacionais.
“Estamos levando o nome de Foz para fora”, frisa Junior. Ele conta que sempre busca valorizar a produção local, por isso a fábrica tem, entre as várias receitas, algumas que usam café, madeiras brasileiras e açúcar-mascavo de Capanema, cujo nome é Garota de Capanema.
Turismo cervejeiro
A 277 Craftbeer colocou Foz do Iguaçu na rota do turismo cervejeiro. Com uma lista de cervejas medalhadas e premiadas, o estabelecimento recebe turistas de todas as partes do mundo, que localizam a fábrica por meio de aplicativos e têm o hábito de percorrer cervejarias.
O segmento cervejeiro é reconhecido pelo governo estadual. Por meio da Secretaria de Estado do Turismo, o estado apoiou o lançamento da Rota Cervejeira em Curitiba, em dezembro, realizado com o Festival da Cultura Cervejeira Artesanal, que pela primeira vez incluiu Foz do Iguaçu. Na cidade, o ponto de encontro do festival foi a 277 Craftbeer.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), até 2023, o país tinha 1.847 cervejarias, o que representa um aumento de 90,8% em relação a 2018.
Em 2024, o Paraná se consolidou como um dos maiores núcleos de empresas do nicho, com mais de 170 cervejarias registradas e uma produção estimada em 7,8 milhões de litros por ano.
Curitiba é apontada como um dos principais polos cervejeiros do país e registrou crescimento consistente no segmento nos últimos cinco anos, ao contrário do consumo geral de bebidas alcoólicas, que teve queda de 9% no mesmo período.