Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, Foz do Iguaçu receberá eventos do G20, o grupo das principais economias do globo. Em paralelo, no dia 1.º de outubro, a cidade também sediará um congresso mundial na área de biogás.
Leia também:
G20 em Foz do Iguaçu movimentará R$ 7,5 milhões na economia local
Tal evento é o World Biogas Association Congress Brazil 2024, congresso internacional promovido pela World Biogas Association (WBA), a Associação Mundial do Biogás.
Com foco no desenvolvimento do biogás e da bioeconomia no Brasil, o congresso no Hotel Viale Cataratas reunirá autoridades governamentais, líderes empresariais e especialistas globais para discutir o papel do biogás na transição energética do país.
A atividade terá a parceria de entidades brasileiras como Associação Brasileira do Biogás (Abiogás) e Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás (CIBiogás), além de Itaipu Binacional como patrocinadora.
Para a fala de abertura, estão confirmadas, por exemplo, a presença de Enio Verri, diretor-geral brasileiro de Itaipu, e Charlotte Morton, diretora-executiva da WBA, além da possível presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
A programação contempla painéis sobre a descarbonização da indústria alimentícia, gestão de resíduos e financiamento do setor de biometano, bem como os compromissos do Brasil para reduzir as emissões de metano e o papel do país na Aliança Global de Biocombustíveis.
Os participantes também terão a oportunidade de visitar a Unidade de Biometano Itaipu e a Unidade de Produção de Hidrocarbonetos Renováveis, no dia 30 de setembro, seguida por uma recepção de boas-vindas no mesmo dia.
O biogás é o gás produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos como resíduos sólidos urbanos, alimentares, agrícolas, industriais, efluentes de pecuária e esgoto, em ambiente sem oxigênio (anaeróbio).
Composto majoritariamente por metano e dióxido de carbono, o biogás é altamente calorífico. A partir dele é possível gerar energia elétrica, térmica e veicular, sendo considerado uma energia limpa e renovável.
Nos últimos dez anos, a produção de biogás no Brasil cresceu 87%. Atualmente, são 1.365 plantas produtoras, a maior parte no setor agropecuário (80%). O maior volume de produção, contudo, vem do saneamento (63%), principalmente nos aterros sanitários.
Outras informações sobre o congresso em Foz do Iguaçu podem ser obtidas no endereço www.worldbiogasassociation.org/brazil (em inglês), onde estão disponíveis os formulários de inscrição e o detalhamento da programação.
Comentários estão fechados.