![Lançamento foi feito em janeiro, em uma das minas da cidade de Wanda.](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/110225festa-750x430.jpg)
Nos próximos dias 21 e 22 de fevereiro, sexta e sábado, a cidade argentina de Wanda voltará a receber a Festa Provincial das Pedras Preciosas. Terra das famosas Minas de Wanda, a localidade fica a 50 quilômetros da fronteira com Foz do Iguaçu.
Leia também:
Transporte turístico: acordo bilateral com a Argentina terá novas regras
Organizado pela prefeitura de Wanda e por entidades locais, o evento retornará após uma década de pausa. De acordo com a organização, o local escolhido é o Polideportivo Fitti Kruse, ginásio na área central da cidade, com entrada livre e gratuita.
A programação inclui apresentações artísticas e culturais, com destaque para os grupos Batería Legal, Los Forasteros, Legay Band, La Wassy e SirahSax. Além disso, está confirmada a presença de companhias de dança locais e do Brasil.
A Festa Provincial das Pedras Preciosas também terá exposições de artesãos e empreendedores, bem como variadas opções gastronômicas.
Para a prefeita de Wanda, Romina Faccio, o retorno do evento ajudará a impulsionar a economia local, ressaltando a atratividade da cidade para turistas nacionais e estrangeiros.
Como chegar a Wanda?
Para chegar ao município de Wanda, tendo a Ponte Tancredo Neves como referência, basta seguir pela Rodovia Nacional n.º 12. Em vez de virar em direção a Puerto Iguazú, siga no sentido Posadas, dirigindo por cerca de 50 quilômetros.
Conforme o poder público local, Wanda conta com três empresas dedicadas à mineração de pedras preciosas e semipreciosas, vendidas na Argentina e no exterior. Empresas de turismo de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú costumam promover excursões até a cidade.
Um dos locais mais visitados é a mina Tierra Colorada, que possui uma área a céu aberto e um setor com túneis. O atendimento acontece das 7h às 18h.
O patrimônio de Wanda também contempla a herança dos imigrantes poloneses, que fundaram os primeiros assentamentos. Construída em madeira, a Igreja de Nossa Senhora de Czestochowa, de 1945, fica às margens da Rodovia Nacional n.º 12.
(Com informações da prefeitura de Wanda)