O potencial turístico do Oeste do Paraná é foco de visita técnica da Secretaria de Estado do Turismo (Setu). O objetivo é a atração de turistas brasileiros e estrangeiros, em razão de ser região de fronteira e sua proximidade com Argentina e Paraguai.
O órgão estadual debate com administradores locais ações de melhoria para atrair visitantes. A agenda inclui as praias artificiais do reservatório de Itaipu, onde um dos temas principais foi o potencial do turismo náutico do Oeste.
O balneário em São Miguel do Iguaçu, o Ipiranga, dispõe de estrutura para camping, espaço para banho, piscina natural e atracadouro. Em Itaipulândia, Jacutinga tem um parque aquático que é referência na região e irá receber R$ 20 milhões em investimentos privados.
As visitas incluíram outros municípios, como Foz do Iguaçu, nas Três Fronteiras, para discutir demandas com os atores locais. Em todas as agendas foram detalhadas as três novas leis do setor, que visam a aumentar as possibilidades de convênios com prefeituras e outras entidades para viabilizar investimentos.
“Turismo acontece de maneira efetiva quando conseguimos transformar a movimentação de pessoas em renda e emprego para os paranaenses”, disse o secretário do Turismo, Marcio Nunes. “Por isso estamos visitando esses espaços, nos colocando à disposição de administradores para fortalecer a rede de apoio do estado e das instâncias de governança das regiões turísticas”, completou.
Turismo religioso
Outro foco da visita envolveu o andamento do projeto executivo da construção do novo Santuário Nossa Senhora Aparecida. É estimado o aporte de R$ 30 milhões pela iniciativa privada para ser o segundo maior santuário de Aparecida do Brasil.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)
Comentários estão fechados.