A usina de Itaipu recebeu, nessa segunda-feira (2), a ilustre visita da diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay, que está no Paraguai para participar da reunião anual da entidade.
Leia também:
Paraguai receberá assembleia da UNESCO em dezembro
Azoulay chegou ao aeroporto de Hernandarias, na margem paraguaia da hidrelétrica, acompanhada pela secretária nacional de Cultura do Paraguai, Adriana Ortiz, e por integrantes do gabinete da UNESCO.
Na binacional, a ex-ministra francesa foi recebida pelo diretor-geral paraguaio de Itaipu, Justo Zacarías Irún, que a convidou para plantar uma árvore no Bosque dos Visitantes. A espécie escolhida foi um ipê.
Ao percorrer a estrutura da hidrelétrica e conhecer a logística de produção de energia, Azoulay disse estar surpresa com a “combinação do concreto com o verde e a água, com a integração entre dois países para conservar a natureza”.
A visita foi encerrada com uma apresentação sobre o projeto do Centro Ambiental Tekotopa, que será construído no lado paraguaio, para promover conhecimento sobre a biodiversidade e a sustentabilidade.
A programação de eventos da UNESCO no Paraguai começou nessa segunda (2) e continuará até sábado (7). O país tem expectativa de que a guarânia, ritmo musical tipicamente paraguaio, seja incluída na lista de patrimônio imaterial da humanidade.