Após chuvas na bacia, usina de Itaipu volta a abrir o vertedouro

Quem for à usina neste domingo (16) poderá ver uma das três calhas abertas para escoar o excedente de água no reservatório.

Com as chuvas que atingiram a bacia do Rio Paraná nos últimos dias e a abertura das comportas de usinas localizadas em outros pontos do território brasileiro, Itaipu Binacional reabriu, na noite desse sábado (15), uma das calhas de seu vertedouro para o escoamento do excedente de água no reservatório.

Leia também:
Friozinho no fim de semana? Veja a previsão do tempo para Foz do Iguaçu

De acordo com a assessoria da hidrelétrica, a liberação ocorreu às 23h50. À 0h35 deste domingo (16), por sua vez, a vazão pela calha da esquerda era de 2,1 mil metros cúbicos por segundo, equivalente a uma vez e meia o volume habitual de outro rio da fronteira, o Iguaçu, na altura das Cataratas.

“Com a redução da carga a partir do feriado de Páscoa, somado às chuvas que ocorreram na bacia do Rio Grande, houve a necessidade de serem reabertos os vertedouros de algumas usinas a montante de Itaipu”, explica o superintendente de Operação da Itaipu, Rodrigo Pimenta, em material enviado à imprensa. “Especialmente da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira, última usina com capacidade de regularização da calha principal do rio Paraná e que atingiu sua capacidade máxima de armazenamento.”

Com isso, Itaipu ficou apenas 12 dias com o vertedouro fechado, após sequência de 80 dias com uma ou mais calhas abertas, iniciada em 14 de janeiro. A hidrelétrica ressalta, no entanto, que o vertimento será moderado e que não há previsão de inundações no trecho do Rio Paraná localizado abaixo da barragem.

Moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros têm entrada gratuita para o passeio Itaipu Panorâmica, no qual é possível observar o espetáculo das águas. As saídas ocorrem diariamente, a cada 30 minutos, no horário entre as 8h30 e as 16h. O site para informações e reservas é o https://www.turismoitaipu.com.br/.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.