Contemplar as belezas naturais do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), uma das unidades de conservação mais populares do Brasil, é programa para qualquer período do ano. No friozinho do outono/inverno, com temperaturas amenas, o passeio ganha um charme especial, evidenciando a paisagem e a vida da Mata Atlântica, com sua fauna e flora.
Assista à reportagem em vídeo:
O parque abriga as Cataratas do Iguaçu, com suas 275 quedas que chegam a 80 metros de altura e são irrigadas pelas águas do Rio Iguaçu. A Maravilha Mundial, compartilhada por Brasil e Argentina, é destino de viajantes de todo o país e do planeta, tendo já recebido dois milhões de turistas em um só ano.
O clima ameno – em junho, a temperatura média fica perto de 18°C – convida para percorrer a Trilha das Cataratas sempre bem perto da natureza. O Sol e a vegetação combinam para brindar aos olhares com novas colorações do cenário. Os animais da mata, como aves, pássaros, macacos, lagartos e quatis, mudam seus hábitos em giros diários.
Nas passarelas e caminhos que levam ao lugar mais procurado das Cataratas do Iguaçu, a fascinante Garganta do Diabo, ápice da imersão na unidade de conservação, os visitantes e seus looks ajudam a deixar a estação mais bonita. O clima e as tonalidades são perfeitos para fotografar passeios a dois ou em grupos de amigos e familiares.
A advogada Fernanda Avelino, de Goiânia, Goiás, conheceu as Cataratas do Iguaçu acompanhada de um casal de amigos. “Climinha agradável. Estou de jaqueta, mas não está frio. Fica aquele clima gostoso para continuar o passeio tranquilamente”, descreveu a experiência de visitar o atrativo na temperatura mais amena.
A turista não conseguiu guardar a sensação do primeiro encontro com as belezas naturais. “Não tem como não se emocionar. O que mais me chamou a atenção é a proximidade com as Cataratas, não tinha noção de que a gente podia chegar tão perto. Traz uma sensação de pertencimento”, exultou Fernanda.
Encantamentos, no plural
Para celebrar 28 anos de amor, Ricardo e Flávia Esteves escolheram o Parque Nacional do Iguaçu. O casal é de Mogi Mirim, São Paulo. “Esse clima é maravilhoso, o céu muito limpo, a natureza fica mais exposta, bem exuberante, um charme. Simplesmente maravilhoso. Estamos curtindo muito”, disse Ricardo, representante comercial, sem poupar adjetivos.
As Cataratas do Iguaçu são o primeiro lugar na Região Sul do país visitado pela professora Larissa Bento, de Natal, Rio Grande do Norte. Ela curtiu a Maravilha do Mundo com o namorado, o vendedor Jonathan Cavalcante, durante uma estada de cinco dias em Foz do Iguaçu e na fronteira trinacional.
“É uma experiência incrível conhecer as Cataratas do Iguaçu”, exclamou. “É muito diferente de onde eu venho, do Nordeste, e o clima também é bem diferente, com um friozinho. Com certeza vamos voltar mais vezes para visitar o parque. Estou completamente encantada”, enfatizou a docente potiguar.
Vem “feriado gigante” por aí
Para programar a visita ao Parque Nacional do Iguaçu, a dica é aproveitar o feriadão em junho, considerado “gigante” por ser uma folga de quatro dias, de quinta-feira a domingo. A efeméride de Corpus Christi cai no dia 8 de junho, com ponto facultativo no dia seguinte, e coincide com o aniversário de 109 anos de Foz do Iguaçu, festejado no dia 10.
O feriadão proporciona contemplar as belezas naturais e esticar a programação. As compras de importados em Ciudad del Este, no Paraguai, e a gastronomia em Puerto Iguazú, na Argentina, são a sensação da fronteira. Outra opção são os free shops iguaçuenses, com isenção para compras de marcas e produtos internacionais.
Ingressos à mão
A gestão turística do Parque Nacional do Iguaçu é realizada pela concessionária Urbia Cataratas, que dispõe de ingressos antecipados e on-line vendidos exclusivamente pelo site oficial: www.cataratasdoiguacu.com.br/ingressos. O visitante escolhe o dia e o horário disponíveis para o passeio.
Comentários estão fechados.