O trecho do Caminhos do Peabiru em Foz do Iguaçu recebeu a implantação da sinalização rústica. Na cidade, são 12,1 quilômetros no entorno do Parque Nacional do Iguaçu, desde a divisa com Santa Terezinha de Itaipu até a entrada da unidade.
A ação é da Adetur Cataratas e Caminhos, com o apoio da Rede Brasileira de Trilhas. Conforme a entidade de turismo regional, o próximo passo é o município receber e implantar as placas complementares de sinalização turística nos principais atrativos e empreendimentos com infraestrutura de apoio desse trecho.
Caminhos do Peabiru é uma rota transcontinental pré-cabralina, utilizada por indígenas brasileiros e primitivos povos andinos, explica a Adetur. “A marca da pegada sinalizada remete à cultura indígena e a uma pata de onça, animal símbolo do Parque Nacional do Iguaçu”, completa.
Na região, o percurso abrange as cidades de:
- Santa Tereza do Oeste;
- Céu Azul;
- Matelândia;
- Serranópolis do Iguaçu;
- São Miguel do Iguaçu;
- Santa Terezinha de Itaipu; e
- Foz do Iguaçu.
E contemplando grande parte do Parque Nacional do Iguaçu, chegando às Cataratas do Iguaçu. A sinalização dentro da unidade de conservação será feita em breve, juntamente com a equipe do parque e ICMBio.
Caminhos do Peabiru
Coordenadora-técnica da Adetur, Sara Fernanda de Moraes explica que Caminhos do Peabiru conectará outros roteiros do Caminhos do Iguaçu, sendo a Rota da Fé, Rota dos Pioneiros e Caminho Coluna Prestes. “Será um grande roteiro regional, de trilhas e caminhos que fazem parte da Rede Brasileira de Trilhas”, frisa.
A proposta é interligar 19 municípios da região, Parque Nacional de Ilha Grande, em Guaíra (PR), e Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. “O principal objetivo é o desenvolvimento da nossa região através da atividade turística, aliado à conservação do meio ambiente”, finaliza.
A iniciativa Caminhos do Iguaçu tem o patrocínio da Fundação Grupo Boticário.
Comentários estão fechados.