A Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos divulgou o balanço dos trabalhos desenvolvidos pela pasta ao longo de 2024 em Foz do Iguaçu.
Leia também:
Parque Nacional do Iguaçu recebe visitante 1,8 milhão em 2024
Conforme o levantamento, que traz dados estatísticos atualizados até novembro, há tendência de aumento na visitação aos atrativos da cidade.
Até 30/11, por exemplo, o Parque Nacional do Iguaçu já tinha recebido 1.703.243 visitantes, devendo fechar 2024 com volume superior a 2023. Marco das Três Fronteiras e Itaipu Binacional, bem como o Parque das Aves, também trazem números positivos.
O relatório da Secretaria Municipal de Turismo cita, ainda, que a ocupação média dos hotéis e pousadas da cidade manteve-se em 65,2% durante o ano. Por outro lado, nos feriados, houve picos próximos a 90%.
As marcas positivas ocorrem apesar da queda no fluxo de argentinos que visitam a cidade, provocada pelas restrições econômicas no país vizinho. Os viajantes oriundos da Argentina são, historicamente, os principais turistas internacionais do Destino Iguaçu.
Turismo de eventos em Foz do Iguaçu
O turismo de eventos também teve papel de destaque em 2024, com 416 pedidos de alvará. O público total estimado é de 288.865 participantes, muitos dos quais, oriundos de outras cidades e países.
Já a prestação de contas mês a mês mostra ações como a divulgação de Foz do Iguaçu na Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, no mês de janeiro; a participação de Foz em outras feiras do setor; e as comitivas e prêmios recebidos pelo destino.
A presença de Foz na Casa Brasil, montada em Paris para as Olimpíadas 2024, é um dos pontos altos do mês de julho. Na ocasião, vídeos e fotos das Cataratas foram exibidos para os milhares de turistas que estavam na capital francesa.
André Alliana, secretário, apresentou o relatório para instituições como o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Em 2025, com a posse do novo prefeito, o empresário Jin Petrycosk comandará a pasta.