Atração de mais turistas, aumento da permanência dos visitantes, geração de empregos e conservação da biodiversidade de dois importantes rios brasileiros, o Iguaçu e o Paraná. Esses são alguns dos benefícios do AquaFoz, o Aquário de Foz do Iguaçu, que teve o lançamento das obras realizado nesta quinta-feira, 1.º.
LEIA TAMBÉM:
Cataratas do Iguaçu, espetáculo para visitar no friozinho da estação
Turismo nas Cataratas do Iguaçu tem melhor maio da história
O evento contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, como os dirigentes do Grupo Cataratas, Pablo Morbis e Adélio Demeterko; o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD); e a ministra do Turismo, Daniela Carneiro. O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, parlamentares e representantes do trade também compareceram.
O investimento do Grupo Cataratas na obra é de R$ 120 milhões em dois anos, recurso exclusivamente privado, devendo gerar cerca de 300 empregos diretos no município. O AquaFoz fica junto ao portão de entrada do Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as internacionais Cataratas do Iguaçu.
A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2025, disse o CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis. O visitante irá conhecer as espécies de peixes de água doce de diversos ecossistemas, formados pelos rios Iguaçu e Paraná. Além de turismo, lazer e entretenimento, o espaço investirá em pesquisa, educação e conservação ambiental.
“Nossa história começou em Foz do Iguaçu e, desde então, trabalhamos com a sustentabilidade, muito antes dela ser uma obrigação”, resgatou. “É um volume bastante significativo em investimentos, porque acreditamos neste destino e no turismo sustentável. Foz do Iguaçu é a bola da vez dos destinos nacionais”, declarou Pablo.
Cartão de visitas
O governador Ratinho Junior afirmou que o Paraná tem gratidão aos investidores do AquaFoz. “Foz do Iguaçu é o cartão de visitas mais fabuloso que temos para apresentar ao mundo e que vive talvez o seu melhor momento. Nosso papel é atrair investimentos. Só temos a agradecer ao Grupo Cataratas, que é um grande parceiro”, comemorou.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, disse que os investimentos públicos e privados fortalecem o setor. “Quando se fala em turismo, tratamos de geração de emprego e desenvolvimento econômico e social. E o Aquário de Foz do Iguaçu, além de lazer, promoverá pesquisa, educação e sustentabilidade”, concluiu.
O prefeito Chico Brasileiro citou que o turismo de Foz do Iguaçu vive um momento extraordinário. “Pelo segundo mês, o parque bateu recorde de visitantes, superando o período de 2019, de pré-pandemia. Isso se deve a investimentos públicos e privados e à união de esforços pelo turismo”, salientou.
AquaFoz
O Aquário de Foz do Iguaçu será um centro de turismo e entretenimento, o AquaFoz, e parque onde o visitante poderá ver na prática os pilares do aquário acontecendo, em pesquisa, conservação e educação. Atuará na sensibilização do público sobre ecossistemas aquáticos e espécies únicas endêmicas, além de algumas ameaçadas de extinção.
O AquaFoz estará edificado em área de 23 mil metros quadrados. Serão instalados diversos tanques com espécies de água doce e de ecossistemas marinhos, os quais deverão totalizar 3,5 milhões de litros de água, extraída de poços e testada frequentemente para manter as condições técnicas.
Mais participações
Participaram o vice-governador Darci Piana; os secretários estaduais do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, e da Comunicação, Cleber Mata; o diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; deputado federal Vermelho (PL); e os deputados estaduais Matheus Vermelho (PP) e Goura (PDT).
Comentários estão fechados.