Aeroporto de Foz do Iguaçu fecha quadrimestre com 55% de aumento no fluxo de passageiros

Foram mais de 680 mil embarques e desembarques pelo terminal de janeiro a abril. Confira as principais rotas e um ranking da aviação nacional.

Mais de 680 mil embarques e desembarques foram realizados no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu nos quatro primeiros meses de 2023. O volume é 55% maior que no mesmo período do ano passado e comprova o bom momento do setor.

Conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), somente em abril, foram 146.789 passageiros circulando pelo terminal (72.913 desembarques e 73.876 embarques). Na comparação com abril de 2022, o acréscimo foi de 28%.

Boa parte desses números foi puxada pelo alto volume de turistas no destino durante o mês, que foi marcado pelos feriados da Páscoa e Tiradentes, além da véspera do Dia do Trabalhador.

De janeiro a março, as aeronaves decolaram ou aterrissaram no aeroporto de Foz com base em 19 rotas, com destaque para São Paulo (pelos aeroportos de Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro, Campinas e Curitiba. Na lista também aparecem os destinos internacionais Santiago (Chile) e Montevidéu (Uruguai).

Na comparação com o ano passado, várias rotas se destacaram com aumentos consideráveis: Salvador (323,7%), Florianópolis (276,4%) e Rio de Janeiro (207,6%). Além disso, outros destinos surgiram após expansão da malha viária: Recife (PE), Navegantes (SC), Maceió (AL), Natal (RN) e Cuiabá (MT).

Apesar desse quadrimestre ter sido o melhor dos últimos cinco anos, os números ainda estão abaixo do período pré-pandemia. Na comparação com 2018, por exemplo, a queda foi de 18%.

Mesmo com os avanços, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu é apenas o 22.º mais movimentado do Brasil em 2023, sendo o segundo do Paraná (atrás de Curitiba) e o quinto da Região Sul.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
2 Comentários
  1. Vagner Diz

    Est aeroporto de Foz , é uma vergonha , depois da privatização chegou ao ridículo para um aeroporto internacional.Os banheiros sujos , imundos , sem itens de higiene nenhuma.Nao existe mais nenhum local para comer ou sequer tomar uma água.Apenas na sala de embarque um lanchonete .Uma vergonha para foz do Iguaçu. Sem administração

  2. Rosimero Bezerra Diz

    É inegável que o aeroporto de Foz esta cada vez mais amplo, moderno e pratico.

Comentários estão fechados.