Mais de 680 mil embarques e desembarques foram realizados no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu nos quatro primeiros meses de 2023. O volume é 55% maior que no mesmo período do ano passado e comprova o bom momento do setor.
Conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), somente em abril, foram 146.789 passageiros circulando pelo terminal (72.913 desembarques e 73.876 embarques). Na comparação com abril de 2022, o acréscimo foi de 28%.
Boa parte desses números foi puxada pelo alto volume de turistas no destino durante o mês, que foi marcado pelos feriados da Páscoa e Tiradentes, além da véspera do Dia do Trabalhador.
De janeiro a março, as aeronaves decolaram ou aterrissaram no aeroporto de Foz com base em 19 rotas, com destaque para São Paulo (pelos aeroportos de Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro, Campinas e Curitiba. Na lista também aparecem os destinos internacionais Santiago (Chile) e Montevidéu (Uruguai).
Na comparação com o ano passado, várias rotas se destacaram com aumentos consideráveis: Salvador (323,7%), Florianópolis (276,4%) e Rio de Janeiro (207,6%). Além disso, outros destinos surgiram após expansão da malha viária: Recife (PE), Navegantes (SC), Maceió (AL), Natal (RN) e Cuiabá (MT).
Apesar desse quadrimestre ter sido o melhor dos últimos cinco anos, os números ainda estão abaixo do período pré-pandemia. Na comparação com 2018, por exemplo, a queda foi de 18%.
Mesmo com os avanços, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu é apenas o 22.º mais movimentado do Brasil em 2023, sendo o segundo do Paraná (atrás de Curitiba) e o quinto da Região Sul.
Est aeroporto de Foz , é uma vergonha , depois da privatização chegou ao ridículo para um aeroporto internacional.Os banheiros sujos , imundos , sem itens de higiene nenhuma.Nao existe mais nenhum local para comer ou sequer tomar uma água.Apenas na sala de embarque um lanchonete .Uma vergonha para foz do Iguaçu. Sem administração
É inegável que o aeroporto de Foz esta cada vez mais amplo, moderno e pratico.