O Governo do Paraná divulgou balanço da campanha de arrecadação para ajudar o Rio Grande do Sul, a qual somou a marca de 13,2 mil toneladas em donativos. Os itens, entre água, comida, roupa, remédio e outros, foram enviados aos gaúchos em 557 caminhões.
LEIA TAMBÉM: Foz do Iguaçu terá primeira conferência de desenvolvimento econômico
A arrecadação, denominada SOS Rio Grande do Sul, foi organizada com o apoio de voluntários e servidores do estado. Esse volume foi reunido nas sedes do Corpo de Bombeiros de 2 a 22 de maio. Em Foz do Iguaçu, o principal ponto de coleta foi o batalhão na Vila A.
O balanço da gestão estadual inclui:
- 3 mil toneladas de alimentos;
- 4 mil toneladas de fardos de água mineral;
- 4,7 mil toneladas de materiais de limpeza e higiene.
“Os outros itens arrecadados foram roupas, cobertores e ração”, informou a Agência Estadual de Notícias (AEN). Foram distribuídos a 64 cidades que sofreram com os impactos severos das enchentes e que estão em situação de calamidade pública.
O Paraná criou a Rede Estadual de Ajuda Humanitária, a primeira do país com abrangência nacional. A norma “permitirá, daqui em diante, auxílio mais célere do Estado em situações extremas”, expôs a AEN.
“Os paranaenses foram muito solidários nessa campanha”, avaliou o coronel Fernando Schunig, coordenador da Defesa Civil. “Tudo foi encaminhado ao posto que estabelecemos em Santa Cruz do Sul (a cerca de 150 km de Porto Alegre) e distribuído aos municípios que estavam nessa área de abrangência”, explicou.
Apoio aos gaúchos
Além da arrecadação, o Paraná enviou forças policiais que estão ajudando nos patrulhamentos, bombeiros para resgates e técnicos e caminhões do Instituto Água e Terra para colaborar na limpeza e abastecimento. Servidores da Sanepar auxiliam na retomada do funcionamento das estações, e caminhões do DER/PR são utilizados na desobstrução de rodovias estaduais e federais.
Comentários estão fechados.