O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Eduardo Sanovicz, recebeu para um café da manhã, na sede do Instituto, correspondentes estrangeiros que trabalham em Brasília, na quinta-feira, 29. Ele falou sobre o novo foco da EMBRATUR – de promover o Brasil no mercado internacional -, mostrou resultados dos primeiros 18 meses de nova gestão e comentou as ações da sua equipe.
O encontro faz parte de uma agenda de trabalho da Secretaria de Imprensa e Divulgação da Presidência da República em conjunto com a Secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica, que tem reunido os profissionais estrangeiros para conversar com ministros e autoridades do Governo Federal.
“Essa é uma semana histórica para o turismo internacional brasileiro”, afirmou Sanovicz. Ele comentou os dados acumulados do semestre, quando o Banco Central registrou recorde de US$ 1,62 bilhões de gastos de turistas estrangeiros (aumento de 46,3% em relação a 2003) e a Infraero apurou 2,89 milhões de desembarques em vôos internacionais (17,92% a mais do que no ano passado).
Além disso, a Demanda Turística Internacional 2003, estudo da EMBRATUR sobre o perfil do turista divulgado nesta semana, concluiu que a média diária de gasto do turista estrangeiro no Brasil aumentou de US$ 86,17 em 2002 para US$ 87,99 no ano passado. Os números recentes do turismo internacional também puderam ser conhecidos no Brasil inteiro pela repercussão gerada na imprensa nas duas últimas semanas.
“O turismo é uma disputa comercial como qualquer outra, e nós vendemos o Brasil por aquilo que nos torna únicos, que é nossa diversidade cultural”, disse. Sanovicz também falou das ações da EMBRATUR no exterior, e as metas do Plano Nacional de Turismo relativas ao turismo internacional – a vinda de 9 milhões de turistas no ano de 2007, que sejam responsáveis pela entrada de US$ 8 bilhões no período. Estavam presentes a Reuters (Inglaterra), Diário do Povo (China), Associated Press (Estados Unidos), Agência Lusa (Portugal), AFP (França) e EFE (Espanha).
(Embratur)
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