Uma menina de 4 anos foi atacada por um cão da raça pitbull, na tarde desta terça-feira, 14, e está internada no Hospital Regional de Ciudad del Este.
O dono do animal disse que se responsabiliza pelos gastos médicos e que acompanhará o estado da vítima até que a criança se recupere.
O cão fugiu pelo portão, que estava aberto, e dirigiu-se rapidamente contra a menina, que passava pelo local com sua mãe, a avó e outros irmãos.
"O cão veio diretamente sobre minha neta, nem sequer latiu antes", contou a avó. Havia uns homens por perto, "mas nada puderam fazer, parece que tinham medo".
A menina sofreu uma mordida na cabeça, perto da nuca. Um desconhecido levou a família ao centro assistencial, a cerca de 500 metros de onde houve o ataque.
Ainda segundo a avó, a criança teve fratura na cabeça e "em seu cérebro entrou um pouquinho de vento e tem sangue coagulado. Agora tem que ver um neurologista, para que nos diga se vai continuar internada e que tratamento temos que fazer".
O dono do pitbull, Alejo Escobar, lamentou o fato. "Meu cachorro, que tem 11 meses, escapou por um descuido e lamentavelmente ocorreu isto. Nós estamos muito sentidos pelo que aconteceu e não entendemos como foi atacar uma menina, já que nunca demonstrou ser um cachorro agressivo, ao contrário, é extremamente carinhoso", disse.
Outros ataques
Não é a primeira vez que isto acontece em Ciudad del Este. Em abril de 2014, dois cães escaparam de casa e atacaram uma mulher. Ela teve a perna destroçada e acabou morrendo.
No mês seguinte daquele ano, um novo ataque de pitbulls vitimou um homem de 48 anos, que ficou gravemente ferido.
Todos são perigosos?
Antes que os defensores de animais reajam contra esta notícia, a gente lembra o que dizem os especialistas. Leia o trecho retirado do site Perito Animal sobre o mito de que todos os pitbull são agressivos e perigosos.
"Apesar da má reputação que esta raça recebe, nem todos os pitbull são agressivos nem perigosos. Muito pelo contrário, a maioria deles são animais que não causam grandes problemas nem colocam ninguém em risco. Mas isso também não quer dizer que todos os cachorros American Pit Bull Terrier sejam sociáveis e muito amigáveis. Isso dependerá totalmente do tipo de educação que tiver recebido.
A agressividade e o perigo depende de cada cachorro em particular e não é uma caraterística exclusiva de uma raça. Desta forma, existem cachorros pitbull que podem mostrar agressividade e cachorros pitbull que são sociáveis. Isto depende da genética dos cachorros, da sua socialização, do adestramento do pitbull, do cuidado que recebem dos seus donos e da forma como são tratados e controlados."
Fontes: Vanguardia e Perito Animal
Comentários estão fechados.