A concessionária Iguazú Argentina, que explora os serviços turísticos no lado argentino das Cataratas do Iguaçu, informa que a passarela de acesso à Garganta do Diabo estará fechada durante todo o domingo (8). O motivo é o excesso de chuvas na fronteira.
Leia também:
Abertura do Natal em Foz do Iguaçu é adiada; show do padre Reginaldo muda de lugar
Ao longo do sábado (7), mais de cem milímetros de precipitações foram reportados na região trinacional, com registros de chuvas acima da média, também, em grande parte da bacia hidrográfica do Rio Iguaçu.
Com isso, o rio que forma as Cataratas do Iguaçu já está, na manhã deste domingo, com vazão quase quatro vezes acima da média de 1.500 metros cúbicos por segundo (m³/s).
Às 8h, o registro feito pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) era de 5.500m³/s no ponto de medição logo abaixo das Cataratas. A previsão é de vazão de até 8.000m³/s nas próximas horas, mais de 5,5 vezes maior que o normal.
Importante: no lado brasileiro, no Parque Nacional do Iguaçu, a passarela da Garganta do Diabo permanece aberta, bem como os demais trechos da trilha e os mirantes. Não há perspectiva de fechamento.
Garganta do Diabo na Argentina
No lado argentino, que está geograficamente mais exposto às oscilações do Rio Iguaçu, o fechamento preventivo da passarela da Garganta do Diabo ocorre, geralmente, quando há projeção de volume superior a 6.000m³/s.
O Circuito Superior e o Circuito Inferior, as outras duas trilhas panorâmicas na margem argentina do Rio Iguaçu, operam normalmente.
Confira, abaixo, a nota emitida pela concessionária Iguazú Argentina:
A Iguazú Argentina e a administração do Parque Nacional Iguazú comunicam que as intensas chuvas das últimas horas provocaram o aumento do Rio Iguaçu.
Como medida de prevenção e para garantir a segurança dos visitantes, o Circuito Garganta do Diabo permanecerá fechado durante o domingo, 8 de dezembro.
Por outro lado, comunicamos que os Circuitos Superior e Inferior seguirão operacionais e com acesso habilitado.
Comentários estão fechados.