Degustação de azeites no Bella foi sucesso

O Bella Italia Hotel promoveu a primeira degustação de azeites de Foz do Iguaçu. Evento foi aprovado pelo  público. O Bella Italia Hotel promoveu, na última sexta-feira (20), a primeira degustação de azeites de Foz do Iguaçu. O evento gastronômico, pouco conhecido na região, foi aprovado pelo seleto público que participou dessa noite de sabores. Os convites foram limitados e se esgotaram rapidamente. A I Noite de Azeites do Bella Italia Hotel foi comandada pela sommelier internacional Paola Tedeschi, diretora da Asociación de los Restauradores Gastronomicos de las Americas e professora da Escola de Gastronomia UCS, no Rio Grande do Sul.

Durante a degustação de azeites, Paola, italiana residente há anos no Brasil e que tem uma longa história como profissional de gastronomia e de enologia, apresentou desde a colheita das aceitonas até os diferentes aromas e sabores dos azeites. Dicas de como saber se um azeite é de boa procedência também foram abordadas. Segundo Paola, o mundo da gastronomia é uma viagem de sabores e demanda estudo e experimentação para conhecer. Contudo, algumas dicas são valiosas e ajudam no momento da escolha. Preços elevados não são garantias de qualidade, alerta. Paola destaca ainda que azeite é um tempero, por isso deve ser consumido comedidamente para que seu sabor não anule o sabor do alimento. Poucas gotas são o suficiente para dar um toque especial e trazer benefícios à saúde, diz.

No decorrer das explanações de Paola, os convidados degustaram três tipos de azeites, sempre com a devida orientação da professora. Comparando esses três azeites é possível compreender qual é mais frutado, qual é mais forte e, consequentemente, qual é mais agradável ao seu paladar e para ser consumido com determinado alimento, defende.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

Logo após a degustação de azeites, os convidados saborearam dezenas de tipos de queijos e os vinhos premiados da Casa Valduga, seguido de um jantar com o melhor da culinária italiana.

Sucesso -Já participei de várias degustações de queijos e vinhos, mas de azeites é a primeira. Eu adorei a experiência. Na verdade, me diverti muito e aprendi bastante. Sempre usei o azeite, mas não tinha muito conhecimento sobre as propriedades, afirma Edna Carvalho.

Outros apreciadores da gastronomia do Hotel Bella Italia presentes na I Noite de Azeites foram Maristela e Anilton Beal, diretor-superintendente do Hospital Ministro Costa Cavalcanti. Achei uma experiência nova e muito bacana. Aprender a definir e qualificar os tipos de azeites e como se fabrica cada um é muito interessante, diz. Sua esposa complementa, Nós já frequentamos a ‘Noite Italiana’ e as degustações de vinhos e queijos promovidas pelo Bella Italia. Este é mais um evento gastronômico que nos agradou, comenta Maristela.

Novidades – A degustação de azeites foi uma proposta bem sucedida de Arnaldo Bortoli e marca o início das comemorações dos 20 anos do Bella Italia Hotel. A escolha por uma degustação para abrir as comemorações não foi por acaso. Oferecer uma gastronomia de qualidade sempre foi uma preocupação nossa. Já promovemos degustações de queijos e vinho. Agora, entramos no mundo do azeite pelos benefícios que proporciona a saúde e por deixar os pratos ainda mais saborosos, ressalta Arnaldo. O anfitrião da noite aproveitou também para adiantar uma novidade para a Noite Italiana, tradicional jantar das quartas-feiras e sábados promovidas pelo Hotel há oito anos. A professora Paola sugeriu que fizemos um passeio pelas diferentes gastronomias do mediterrâneo, pois cada região tem uma característica diferente e poucas pessoas conhecem. Vamos trazer esses diferentes sabores para Foz do Iguaçu em breve. Aguardem, adianta Arnaldo.

(Assessoria)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.