Covid-19 em Foz: recorde de casos em 24 horas e primeiro ‘lockdown’ em dois bairros 

Jardins Ipê II e Jasmim terão 15 bloqueios a partir desta segunda; Região Norte registra 144 das 394 ocorrências do novo coronavírus. 

H2FOZ – Paulo Bogler

Os números da covid-19 que vinham crescendo em Foz do Iguaçu deram um salto nessa sexta-feira, 19, com o registro de 48 novos casos. Foi o maior número de registros em 24 horas desde o início da pandemia, que paira no município desde março deste ano. 

Leia também: Foz registra 48 novos casos de Coronavírus em 24 horas

Na cidade, 394 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus, com quatro mortes pela doença. São 154 ocorrências para cada 100 mil habitantes – no Paraná, esse indicador é 104; e no Brasil, é de 452. Os dados são do boletim epidemiológico de sexta-feira. 

A partir da análise da distribuição dos casos de covid-19 pelas regiões da cidade, a prefeitura decidiu implantar o primeiro “lockdown” em determinadas áreas. O chamado bloqueio “microrregional” abrangerá ruas dos jardins Ipê II e Jasmim, que ficam na Região Norte.

Bloqueio atinge região perto do Centro de Controle de Zoonoses – imagem ilustrativa Google Maps

Na região do Ipê havia 17 casos ativos (pessoas que estão com doença) de covid-19 até o meio-dia de sexta. Em todo o Distrito Norte, ao qual pertencem os dois bairros, estão 144 dos 394 registros totais da doença no município; dois dos quatro óbitos por coronavírus são de moradores do Norte da cidade, destacou o gerente da vigilância sanitária, Roberto Doldan. 

“Percebemos que está acontecendo um surto localizado da doença no Distrito Norte. Nosso olhar está apurado para essa área, pois os casos estão muito concentrados nela”, relatou o profissional da saúde, em live da prefeitura.  

Na área Norte, são 245 casos para cada 100 mil habitantes – o que, segundo a epidemiologia municipal, configura “risco intermediário” de pandemia. No restante da cidade, o risco é considerado baixo pelas autoridades municipais de saúde pública.

“Lockdown” na região do Ipê

Os bloqueios em trechos na região do Jardim Ipê terão início às 7h desta segunda-feira, 22, e vão durar até 14 dias, informou a prefeitura. Só poderão funcionar serviços essenciais – que serão elencados em decreto a ser publicado no Diário Oficial do Município.

O bloqueio abrangerá um perímetro de 2,4 mil residências, da Avenida Maceió – desde o Centro de Controle de Zoonoses – até a Avenida Andradina, incluindo a área da Travessa Floraí. Atuarão no “lockdown” guardas municipais, soldados do Exército, entre outras forças de segurança. 

Como vai ser:

– 15 pontos de bloqueio, 24 horas;

– para entrar ou sair da área de bloqueio, moradores deverão comprovar que precisam trabalhar ou fazer consulta médica, por exemplo;

– orientação à população será realizada neste sábado e domingo, antes do início do bloqueio

Abrangência do bloqueio

O jornalista Guilherme Wojciechowski reuniu, para a Rádio RCI Iguassu, a lista de ruas e de uma travessa que estão na delimitação do bloqueio nos jardins Ipê II e Jasmim. São elas:

Ariquemes
Biguaçu
Cajati
Candeias
Diadema
Formosa
Itapira
Jacareí
Japira
Itajubá
Graciosa
São Luís
Guarapuava
Palmares
Nonoai
Corupá
Marianópolis
Travessa Floraí
Goiânia
Guaraciaba

Distribuição da covid-19 pela cidade – imagem Vigilância Epidemiológica

 

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.