
O sistema de hospedagem é um dos alicerces do projeto Caminhos do Turismo Integrados ao Lago de Itaipu, lançado pelo Sebrae e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros no final de 2003. Hotéis, chalés, pousadas e áreas de camping estão disponíveis em praticamente todos os 16 municípios na orla do reservatório da usina, incluindo Mundo Novo no Mato Grosso do Sul.
O sistema de hospedagem é um dos alicerces do projeto Caminhos do Turismo Integrados ao Lago de Itaipu, lançado pelo Sebrae e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros no final de 2003. Hotéis, chalés, pousadas e áreas de camping estão disponíveis em praticamente todos os 16 municípios na orla do reservatório da usina, incluindo Mundo Novo no Mato Grosso do Sul.
Se vocês observarem do lado direito, tem uma pousada quase pronta, alertou no interior do ônibus Claudemir Rauptmann, um dos guias que conduziu o grupo de jornalistas em fampress (viagem de reconhecimento) pela região. A situação se repete em vários municípios nas rodovias de acesso.
De acordo com o Guia Turístico 2003, elaborado pelo Conselho dos Municípios Lindeiros, Sebrae e Universidade Federal de Santa Catarina, entre Santa Terezinha de Itaipu (Paraná) e Mundo Novo (Mato Grosso do Sul) existem pelo menos 72 estabelecimentos e locais para hospedagem.
Em trânsito pela Costa Oeste do Paraná, os visitantes podem optar pelo conforto de hotéis renomados, a tranqüilidade das pousadas e chalés ou mesmo a rusticidade das áreas de camping (acampamento) instaladas próximas às praias artificiais do Lago de Itaipu.
Começamos a preparar essa área de lazer só para a família, depois foram vindo os amigos e até que no final do ano passado resolvemos abrir para o público, explica Albino Bissoloti, proprietário da Pousada das Águas, próxima a Reserva do Ocoí em São Miguel do Iguaçu. O estabelecimento, instalado numa área de 4,5 alqueires, recebe até 300 pessoas a cada final de semana.
Os visitantes do local podem ficar hospedados em alojamentos ou kitinetes, ou simplesmente passar o dia desfrutando da vida no campo e das seis piscinas com tobogã. Também servimos café colonial e almoço a base de dourado na grelha e porco a pururuca, nossos pratos tradicionais.
Os preços das diárias na pousada variam de R$ 10 a R$ 76 com estadia completa. Uma das novidades do estabelecimento são as apresentações do coral indígena Avá-Guarani. Eles recebem pelas apresentações e ainda tem oportunidade de comercializar o artesanato produzido na aldeia, conta o proprietário. O telefone para contato é (45) 543-1253 ou 543-1278.
Tranqüilidade – A maioria dos nossos hóspedes vêm para cá para fugir da agitação que normalmente encontram nos hotéis dos grandes centros, revela Ellen Konieczniak, proprietária da Pousada Porto Iguaba em Porto Mendes. Ela conta que a procura vem aumentando sistematicamente nos últimos meses.
O estabelecimento tem capacidade para receber 42 pessoas em duas casas e oito apartamentos. Nos mudamos para cá a menos de um ano em busca de qualidade de vida para família e agora sequer cogitamos voltar a antiga vida, disse Ellen, se referindo a rotina da cidade onde residia em São Paulo.
Além da hospedagem, no local o visitante tem a disposição piscina e bar/restaurante, onde são servidos bebidas e coquetéis e pratos especialmente preparados pela proprietária. Tudo aqui é acompanhado de perto por nós (ela e o marido). É uma forma de garantir a qualidade no atendimento aos clientes, assegura. Contatos com a pousada pelo telefone (45) 281-1155 ou no contato@pousadaportoiguaba.com.br
Raio X – O Guia Turístico 2003 faz um verdadeiro raio x do sistema de hospedagem disponível na Costa Oeste do Paraná. De acordo com a publicação, Santa Terezinha de Itaipu possui três hotéis, um chalé e uma área de camping; São Miguel do Iguaçu possui três pousadas, quatro chalés e três áreas de camping; Medianeira abriga sete hotéis; Itaipulândia tem dois hotéis, duas pousadas em construção e uma área de camping; Missal dispõem de dois hotéis e uma área de camping; Santa Helena possui seis hotéis, duas áreas de camping e um chalé; Em Entre Rios do Oeste dispõem de um hotel e uma área de camping; Pato Bragado tem um hotel; Marechal Cândido Rondon tem sete hotéis, dois chalés e uma área de camping; Mercedez possui dois hotéis e uma pousada; Guaíra tem oito hotéis e Mundo Novo (MS) tem cinco hotéis e uma pousada.
(Ronildo Pimentel)
Comentários estão fechados.