
Cerca de 200 famílias invadiram uma propriedade que pertencia ao ditador Alfredo Stroessner, localizada na supercarretera de Itaipu, no km 4 de Ciudad del Este, perto da ponte que une ao município de Hernandarias.
A invasão começou no domingo, 25, com umas 30 pessoas, que montaram acampamentos precários, mas aumentou vertiginosamente, com a chegada de novos ocupantes, que já dividiram a propriedade em lotes.
"Viemos porque nos disseram que é propriedade dos pobres", disse Elsa López Santacruz, moradora do bairro San Rafael, região que periodicamente sofre com enchentes do Rio Paraná.
Os ocupantes colocaram uma enorme bandeira do Paraguai no acesso principal à propriedade e uma faixa com a inscrição "Recuperação em memória dos mortos".
Ainda no domingo, apresentou-se na propriedade um homem que disse ser encarregado do imóvel e afirmou que a propriedade pertence à empresa Sur Imobiliária, pertencente a Alfredo 'Goli' Stroessner, neto do falecido ditador. Mas, até agora, os responsáveis pela empresa não apresentaram denúncia formal na polícia ou na promotoria de Justiça.
A propriedade tem 30 hectares, que abrangem desde as margens do Rio Acaray até a Ruta 2. Do total, 17 hectares foram loteados e 13 continuam de posse dos herdeiros do ditador.
A propriedade invadida é conhecida em Ciudad del Este como "casa do terror", devido às fortes versões de que o imóvel era cenário de torturas de oposicionistas de Stroessner, que governou o Paraguai, com mão de ferro, por quase 35 anos, entre agosto de 1954 e fevereiro de 1989, quando foi deposto.
A tortura seria cometida numa das casas da propriedade, construída à margem de um barranco.
“Ninguém sabe quantos morreram aqui. Em memória dos mortos", diz uma faixa colocada pelos invasores na cerca da propriedade.
Fonte: Vanguardia
Comentários estão fechados.