Segurança pública: CT do Codefoz faz balanço dos trabalhos no ano

Integração e reforço do policiamento no acesso à Ponte da Amizade reduziu assaltos a veículos; ação foi construída na Câmara Técnica.

A Câmara Técnica (CT) de Segurança Pública do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) se reuniu no Núcleo de Polícia Marítima (Nepom) para um balanço dos trabalhos ao longo do ano. Foi conclusão do calendário de atividades em 2024.

Como destaque, a redução do número de roubos a veículos na fila de acesso à Ponte Internacional da Amizade, trecho que antes registrava várias ocorrências de crimes. Por meio da CT, houve o policiamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi reforçado com a participação da Polícia Militar do Paraná e da Guarda Municipal.

O balanço ainda realça:

  • campanha de segurança para visitantes ampliada para novas mídias e formatos;
  • participação ativa da Câmara Técnica do Codefoz nas tratativas sobre a presença de transporte clandestino no aeroporto;
  • discussão de proposta, que está em andamento, para os orientadores de trânsito, visando a garantir a segurança de todos os usuários das vias públicas;
  • atuação integrada durante a Black Friday 2024;
  • atuação integrada das forças de segurança das Três Fronteiras.

“Foi um ano muito produtivo, graças ao comprometimento de cada agente e de suas instituições”, enfatizou o coordenador da CT, Fabiano Bordignon, delegado da Polícia Federal (PF). “Segurança pública é dever de todas as esferas de governo, mas também responsabilidade da sociedade. E a Câmara Técnica faz essa interlocução com a comunidade, o poder público e as forças”, pontuou.

Representando a PRF, Maxwell Lucena de Moraes destacou os resultados da CT em prol de Foz do Iguaçu e da região trinacional, especialmente a redução dos crimes no acesso à Ponte da Amizade. “Com o esforço conjunto da PMPR e da Guarda Municipal, juntamente com a PRF, conseguimos reduzir a quase zero os assaltos nesse ponto, sem nenhuma ocorrência grave”, afirmou.

Segurança na fronteira

O presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves, reiterou os resultados e agradeceu a participação das instituições de segurança no conselho. “São conquistas concretas, resultado da união e da sinergia, em que as ideias, inteligências e esforços convergiram a favor de Foz do Iguaçu e da região fronteiriça, tornando-as mais seguras para visitantes e moradores”, endossou.

Prestação de contas para a comunidade sobre os trabalhos em 2024 – foto: divulgação/assessoria

O coordenador da Black Friday em Ciudad del Este, Armando Ghazaoui, destacou a contribuição da CT de Segurança para o sucesso do evento, que ocorreu sem incidentes relevantes, e fez uma breve apresentação sobre o aumento do número de visitantes e de vendas na edição deste ano. “Esse trabalho é a integração na prática entre as nossas cidades, que se convertem em benefícios para todos”, avaliou.

União das instituições

O secretário municipal de Segurança Pública, tenente-coronel Marcos Jahnke, também agradeceu a parceria. “Procuramos sempre ajudar. E podem continuar contando com a Guarda Municipal, que está pronta para atuar em qualquer situação e sempre à disposição”, disse, referindo-se ao papel da corporação do município.

A redução do transporte clandestino e irregular no aeroporto foi ressaltada pela representante do Sindicato dos Taxistas Autônomos (Sindtáxi), Alice Brandão. “Só foi possível com as forças unidas às demais instituições, com a participação da CT do Codefoz”, registrou. No começo do ano, a Câmara Técnica de Segurança ampliou o debate, envolvendo a empresa CCR Aeroportos e a Advocacia-Geral da União, entre outros órgãos, a fim de definir os papéis de fiscalização.

Presenças | Aos integrantes da CT de Segurança Pública do Codefoz se somaram na reunião o empresário Jin Bruno Petrycoski, indicado para o cargo de secretário de Turismo pelo prefeito eleito, Joaquim Silva e Luna (PL), e o integrante da equipe de transição de governo, o contra-almirante Paulo Tinoco.

(Com informações do Codefoz)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.