Acusados de fazer “rapel” de importados na Ponte Internacional da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai, dois homens foram presos nesta quinta-feira, 7. Foram apreendidos R$ 100 mil em mercadorias, que estavam sendo arremessadas do alto da via em Foz do Iguaçu.
A prática de “rapel” equivale ao lançamento de volumes de produtos em direção à base da ponte, com o uso de cordas. A fiscalização de rotina nas pistas de entrada de veículos e pedestres, na passagem binacional, levou as equipes até os acusados.
Aturaram policiais federais, servidores da Receita Federal do Brasil (RFB) e integrantes da Força Nacional (FN) na incursão ainda de madrugada. Os homens presos na região da aduana da Ponte da Amizade são paraguaios.
Na abordagem, foram interceptados cinco volumes de mercadorias, incluindo, entre outros:
- tablets;
- baterias;
- odorizadores;
- outros produtos eletrônicos.
As duas pessoas presas foram levadas à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu – onde os agentes constataram que uma delas seria menor. “Diante disso, foi preso em flagrante o paraguaio maior de idade, sendo o outro encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil”, informou a Polícia Federal.
As mercadorias foram levadas para a Receita Federal.