Polícia intercepta 500 quilos de inseticida trazidos do Paraguai

Prejuízo imposto ao crime é de quase R$ 2 milhões com a apreensão da carga, que inclui cigarro e vape.


A polícia interceptou, nesta semana, 500 quilos de inseticida no lago de Itaipu, trazidos do Paraguai, além de cigarro tradicional e eletrônico, o vape.

No total, o prejuízo imposto ao crime e sua logística foi de quase R$ 1,91 milhão. A operação foi realizada pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e pela Polícia Federal (PF).

A abordagem ocorreu no âmbito da Operação Força Total Brasil XII. Os policiais foram informados pelo setor de inteligência sobre movimentação de contrabandistas na região do lago, em Santa Terezinha de Itaipu.

Inseticida do Paraguai

No local, as equipes identificaram uma embarcação carregada com ilícitos. O barco havia saído da margem paraguaia e atravessado para o Brasil.

Os grupamentos policiais se dividiram para o patrulhamento embarcado e terrestre, posicionando-se em um ponto estratégico. As rotas de fuga do barco com o ilícito foram cercadas.

“Diante da impossibilidade de retirar as mercadorias, o condutor abandonou o barco às margens do rio”, informou o BPFron, que integra a Polícia Militar. O suspeito fugiu pela mata.

Na embarcação, os policiais de fronteira e federais encontraram:

  • 500 quilos de inseticidas;
  • 2.500 pacotes de cigarros; e
  • 8 volumes de cigarros eletrônicos de origem estrangeira.

Contrabando na fronteira

O barco e a mercadoria apreendida foram encaminhados à Receita Federal de Foz do Iguaçu, que conduzirá os procedimentos legais.

O contrabando de inseticidas e outros produtos químicos na região de fronteira oferece risco à saúde humana, afetando tanto quem manuseia os produtos quanto a população que consome alimentos contaminados com veneno.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.