Polícia faz ação para barrar disparada no furto de veículos em Foz

Operação é realizada em dias e horários alternados na Ponte da Amizade, corredor de carros furtados e roubados no Brasil e levados ao Paraguai.

Uma ação integrada de forças policiais e da Receita Federal na Ponte da Amizade visa a coibir a disparada de furtos e roubos de veículos em Foz do Iguaçu neste início de ano. Somente em janeiro, foram subtraídos 120 automóveis e motocicletas na cidade contra 51 no mês de janeiro de 2024. Em dezembro passado, o total foi 99.

Delegado da Polícia Civil, Geraldo Evangelista Souza diz que a ação está sendo realizada em dias e horários alternados, especialmente no período noturno. Nos primeiros quatro dias de operação, sete veículos foram recuperados. 

A maior parte dos carros é levada para o Paraguai via Ponte da Amizade, considerado corredor desses bens furtados e roubados do Brasil. No Paraguai, as quadrilhas usam os veículos para transportar ilícitos ou pedir resgate aos proprietários.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

“Acreditamos que, no final do ano, essa demanda cresceu por outros fatores, mas o principal deles é a obtenção de resgate e também reingressar ao país trazendo material ilícito”, frisa Evangelista.

aduana ponte da amizade
Aduana da Ponte da Amizade recebeu reforço policial. Foto: Denise Paro

Segundo o delegado, vários grupos criminosos que atuam na fronteira foram identificados, e muitos deles usam adolescentes para a prática dos crimes. Um dos alvos preferidos das quadrilhas são caminhonetes e motos.

Moto era usada para auxiliar nos furtos

Um dos veículos apreendidos foi uma motocicleta paraguaia utilizada para auxiliar nos furtos em Foz do Iguaçu. Evangelista explica a moto cruzava a fronteira em direção a Foz do Iguaçu com duas pessoas.

Elas percorriam a região central da cidade procurando alguma moto para furtar. Ao identificar o veículo, o indivíduo que estava na garupa praticava o furto, e ambos voltavam ao Paraguai.

De acordo com o delegado, a motocicleta, cujo condutor era um adolescente de 17 anos, foi usada em pelo menos 3 furtos.

A polícia paraguaia foi notificada a respeito da operação e também faz abordagens do outro lado da Ponte da Amizade. Recentemente, dois veículos foram recuperados com auxílio de policiais . 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.