Polícia faz ação para barrar disparada no furto de veículos em Foz

Operação é realizada em dias e horários alternados na Ponte da Amizade, corredor de carros furtados e roubados no Brasil e levados ao Paraguai.

Uma ação integrada de forças policiais e da Receita Federal na Ponte da Amizade visa a coibir a disparada de furtos e roubos de veículos em Foz do Iguaçu neste início de ano. Somente em janeiro, foram subtraídos 120 automóveis e motocicletas na cidade contra 51 no mês de janeiro de 2024. Em dezembro passado, o total foi 99.

Delegado da Polícia Civil, Geraldo Evangelista Souza diz que a ação está sendo realizada em dias e horários alternados, especialmente no período noturno. Nos primeiros quatro dias de operação, sete veículos foram recuperados. 

A maior parte dos carros é levada para o Paraguai via Ponte da Amizade, considerado corredor desses bens furtados e roubados do Brasil. No Paraguai, as quadrilhas usam os veículos para transportar ilícitos ou pedir resgate aos proprietários.

“Acreditamos que, no final do ano, essa demanda cresceu por outros fatores, mas o principal deles é a obtenção de resgate e também reingressar ao país trazendo material ilícito”, frisa Evangelista.

aduana ponte da amizade
Aduana da Ponte da Amizade recebeu reforço policial. Foto: Denise Paro

Segundo o delegado, vários grupos criminosos que atuam na fronteira foram identificados, e muitos deles usam adolescentes para a prática dos crimes. Um dos alvos preferidos das quadrilhas são caminhonetes e motos.

Moto era usada para auxiliar nos furtos

Um dos veículos apreendidos foi uma motocicleta paraguaia utilizada para auxiliar nos furtos em Foz do Iguaçu. Evangelista explica a moto cruzava a fronteira em direção a Foz do Iguaçu com duas pessoas.

Elas percorriam a região central da cidade procurando alguma moto para furtar. Ao identificar o veículo, o indivíduo que estava na garupa praticava o furto, e ambos voltavam ao Paraguai.

De acordo com o delegado, a motocicleta, cujo condutor era um adolescente de 17 anos, foi usada em pelo menos 3 furtos.

A polícia paraguaia foi notificada a respeito da operação e também faz abordagens do outro lado da Ponte da Amizade. Recentemente, dois veículos foram recuperados com auxílio de policiais . 

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.