Polícia Civil investiga maus-tratos a cães e gatos em Foz

Casos, incluindo envenenamentos, foram registrados na Vila Borges e Vila A; prática é crime, com pena prevista de dois a cinco anos de prisão

A Polícia Civil instaurou nesta quarta-feira, 26, inquérito para investigar denúncias de maus-tratos e envenenamento de cães e gatos em Foz do Iguaçu. Os ataques contra os animais ocorrem principalmente na Vila Borges e Vila A.

As denúncias foram feitas pela Diretoria de Bem-Estar Animal (Diba), órgão ligado à prefeitura. O delegado Geraldo Evangelista informa que diligências estão sendo realizadas para obter-se imagens de câmeras de segurança.

Os responsáveis serão identificados e responsabilizados criminalmente, diz a polícia. A pena prevista para esse tipo de crime é de dois a cinco anos de prisão. 

Segundo a polícia, o envenenamento de animais configura crime de maus-tratos, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais.

A conduta ainda é passível de sanções penais e administrativas. A pena pode aumentar em caso de morte dos animais.

A Polícia Civil orienta os cidadãos que se sintam incomodados com a presença de cães e gatos que circulem perto de estabelecimentos comerciais ou residências a dialogar amigavelmente com os proprietários dos animais ou a procurar os órgãos competentes.

Tal medida visa a evitar a prática dos crimes mencionados e buscar soluções pacíficas para a questão.

Denúncias

Denúncias envolvendo maus-tratos de animais podem ser feitas pelo telefone 156, pelo aplicativo ou site eOuve, pelo telefone 153, da Guarda Municipal, ou ainda pelo WhatsApp da Diba: (45) 99907-3450.

Também podem ser encaminhadas à Polícia Civil, pelo número 181.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.