A Polícia Federal (PF) mobiliza, nesta terça-feira, 3, 40 agentes para desmantelar “rota do tráfico” que começa a partir do Paraguai. É a segunda fase da operação Cannabis Express.
Mandados foram cumpridos em cinco cidades paranaenses e uma cidade no interior de São Paulo. O objetivo é reprimir crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico.
São nove ordens expedidas pela 5.ª Vara Federal de Foz do Iguaçu, além de nove mandados de busca e apreensão e outros três de prisão preventiva.
A “rota do tráfico” começava no Paraguai, conforme a apuração. A droga era transportada por água até propriedades próximas ao lago de Itaipu, em Santa Helena e região.
“A partir deste ponto, a droga era distribuída para diversas partes do país por meio rodoviário”, explica a PF. Para isso, eram usados veículos de pequeno porte e caminhões.
Mandados são cumpridos nas cidades do Oeste de Santa Helena, Cascavel e Pato Bragado, bem como em Curitiba (PR). Em são Paulo, ação ocorre em Franca.
Droga express
Uma das formas de escoamento do ilícito era a remessa, via transporte de cargas, até centros de distribuição em outros estados. Nesses locais, a droga era recebida pelo comprador.
O nome Cannabis Express tem a ver com essa logística de distribuição. Essa forma de atuação foi identificada na primeira apreensão de drogas no âmbito da operação.
Balanço da operação
A Polícia Federal divulgou o balanço da operação, contabilizado até as 9h40, sendo:
- mandados de prisão cumpridos: 3;
- mandados de busca cumpridos: 8;
- veículos apreendidos: 4;
- droga apreendida: cerca de meia tonelada;
- arma apreendida: 1;
- flagrantes: 2 (uma pessoa presa por posse ilegal de arma de fogo e outra pela carga de entorpecente).
Todas as informações são da Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu.