A Polícia Federal (PF) desencadeou a operação Carina, a fim de coibir a importação ilegal de pneus do Paraguai, comercializados na região. A ação foi levada às ruas na manhã desta sexta-feira, 2.
LEIA TAMBÉM: Receita apreende R$ 850 mil em mercadorias em dois ônibus na fronteira
A origem da intervenção foi a identificação de dois homens de origem paraguaia, responsáveis por transportar para o Brasil grande quantidade de pneus. Eles usavam embarcações para atravessar o Rio Paraná em Foz do Iguaçu.
“As investigações apontaram que os paraguaios identificados trabalhavam para um empresário, dono de um estabelecimento comercial de revenda de pneus”, informa a PF. Com efeito, a Justiça Federal concedeu dois mandados de busca e apreensão.
Importação ilegal
As ordens judiciais foram executadas pelos policiais em dois endereços em Cascavel (PR). Um dos locais é estabelecimento comercial, o qual revendia pneus estrangeiros sem autorização legal, reitera a PF.
Nesse comércio, os policiais federais encontraram mais de cem pneus estrangeiros armazenados. A incursão nesta sexta-feira contou com o apoio de servidores da Receita Federal do Brasil (RFB).
“O responsável pelo estabelecimento foi preso em flagrante pelo crime de descaminho”, expõe a Polícia Federal. Ao todo, foram apreendidos na operação Carina:
- caminhonete;
- R$ 100 mil em espécie;
- dezenas de folhas de cheques;
- mais de cem pneus importados ilegalmente; e
- documentos e mídias que serão analisados posteriormente, durante a investigação.
Operação
O nome Carina corresponde ao modelo de veículo utilizado para o transporte dos pneus trazidos do Paraguai e introduzidos ilegalmente no país, explica a Polícia Federal. O produto passa pelo rio e segue por vias da região, como a BR-277.
O Brasil tem que acabar com estes impostos que elevam os preços dos pneus, não só dos pneus mais tudo,pra não aver concorrência abaixem os preços dos pneus , já não chega o preço do IPVA quê é izorbitante, vocês não acham
No governo bolsonaro diminuiu o imposto sobre pneu importado mas agora o taxad voltou o imposto normal,,,,se der pra fazer contrabando tem que fazer mesmo.
O governo precisa de MUUUIIITO imposto para manter suas.mordomias e emprego dos amiguinhos.
E esses PRF do governo enxugando gelo, p máquina publica ter mais corrupçao tira do povo e da p o corrupto são agentes da corrupçao .