Forças de segurança pública desencadearam a segunda fase da Operação Fronteiras e Divisas Integradas, reunindo os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em Foz do Iguaçu, a ação foi lançada nessa quinta-feira, 20, na Praça da Paz.
LEIA TAMBÉM: Contrabando de vinho leva a perseguição e duas prisões em Foz do Iguaçu
As ações simultâneas enfocam o combate e prevenção aos crimes fronteiriços. Na divisa com o Paraguai e Argentina, a ênfase do policiamento é o enfrentamento ao contrabando e descaminho, tráfico de armas e drogas, entre outros ilícitos.
A apresentação das forças em Foz do Iguaçu reuniu o 14.º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e as polícias Civil e Federal. A conformação local da Operação Fronteiras e Divisas Integradas ainda integra Receita Federal do Brasil, Guarda Municipal e Instituto de Transportes e Trânsito.
O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson da Silva, destacou a colaboração entre instituições e estados. “Com essa integração, conseguimos mapear mais rapidamente os trajetos feitos pelos criminosos, e isso possibilita uma ação mais rápida das forças policiais”, frisou.
Fronteiras e divisas integradas
Conforme a PMPR, as forças de segurança reforçarão as ações preventivas e repressivas em rodovias, estradas rurais, vias urbanas e áreas de maior circulação de pessoas e de maior incidência criminal. As intervenções ocorrerão por meio de:
- patrulhamentos táticos;
- bloqueios táticos;
- saturações de áreas;
- cumprimentos de mandados; e
- abordagens policiais e fiscalizações de veículos e pessoas.
Até aonde essas ações atrapalham o turismo em Foz do Iguaçu?