Prisões tiveram apoio da inteligência policial; ordens judiciais foram cumpridas em todo o estado.
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) divulgou balanço da Operação Parador 27, que tem o objetivo de prevenir e coibir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Ao todo, 65 pessoas acabaram presas e três armas foram retiradas de circulação.
A ação integrou a campanha Maio Laranja, que tem foco na conscientização sobre a prevenção dessa forma de crime. As prisões ocorreram entre os dias 26 de abril e a manhã desta terça-feira, 3. Houve apoio da inteligência da PM.
Ordens judiciais para busca, apreensão e prisão foram cumpridas em todo o estado. Seis prisões se deram pelo 5º Comando Militar, que abrange Foz do Iguaçu e a Região Oeste, além da retenção de uma espingarda.
Policiais rodoviários estaduais também atuaram na Operação Parador 27. Essa força fez fiscalizações em postos de combustíveis e pontos que foram alvo de denúncia da prática de exploração infantil. A PRE ainda procedeu a outras abordagens em rodovias.
A população pode denunciar crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes pelo 181, canal gratuito. A ligação pode ser realizada de qualquer cidade, de forma anônima, durante o período de 24 horas.
18 de maio
O combate à violência sexual infantojuvenil tem um data no Brasil. O 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o que gera ações promovidas pelo poder público e a sociedade civil em todo o país, ao longo do mês.
O dia faz referência ao assassinato da menina, Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito anos, em 1973. Seu corpo foi desfigurado por ácido e com marcas de violência e abuso sexual.
Comentários estão fechados.