Em mais uma ação de prevenção e combate ao furto e receptação de fios de cobre, forças de segurança e fiscalização abordaram estabelecimentos das regiões Norte e Leste em Foz do Iguaçu. A operação foi realizada na manhã desta sexta-feira, 18.
A Operação Fios de Cobre é desenvolvida pelo 14.º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em conjunto com a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal da Fazenda, visando a coibir “crimes relacionados a furtos de fios oriundos da iluminação pública e privada”, informa assessoria.
Nos locais vistoriados, também foi feita a verificação de documentação, alvará e forma de armazenamento dos materiais. Nessa fase foram fiscalizados cinco estabelecimentos de reciclagem e ferro-velho nas duas regiões da cidade.
Entre a última operação, em outubro, e a desta sexta-feira, houve “redução percentual de 90% dos furtos a fiação elétrica na cidade de Foz do Iguaçu”, conforme balanço do 14.º BPM. Também foram instituídas medidas administrativas pelo setor fazendário do município.
No dia 27 de outubro, a polícia prendeu uma pessoa e tirou de circulação 420 quilos de fio de cobre sem a confirmação da procedência, com valor estimado em R$ 15 mil. As forças de segurança e fiscalização combatem furto, compra e venda da fiação.
Em Foz do Iguaçu, comércios da região central e pista de caminhada na região da Vila A são alvos frequentes de quem furta fiação. Órgãos públicos também não são poupados, gerando transtornos ao cidadão que busca serviços.
O problema não é exclusividade do município, sendo motivo até mesmo de propostas de endurecimento da legislação no Congresso Nacional. Críticos do aumento da pena apontam para a questão social envolvida, que precisa ser contemplada nas soluções, defendem.
Comentários estão fechados.