A Receita Federal do Brasil (RFB) apreendeu R$ 58,5 mil em carga de aparelhos e cigarros eletrônicos na Ponte Internacional da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai. A responsável pela mercadoria estava com duas crianças no carro, uma delas pessoa com deficiência, com dificuldade de locomoção.
LEIA TAMBÉM: Polícia apreende 3 caminhões com R$ 1,5 milhão em eletrônicos do Paraguai
Um veículo cruzava a aduana e foi parado para fiscalização de rotina. A condutora do carro, uma mulher paraguaia, tentou resistir à abordagem alegando precisar levar os filhos para um hospital com urgência. Na vistoria, a fiscalização encontrou no carro uma grande carga de celulares e cigarros eletrônicos, sendo:
- 28 celulares; e
- mais de 1.000 cigarros eletrônicos.
“A mulher foi presa e encaminhada à Polícia Federal para as devidas providências”, informou a Receita Federal. Segundo o órgão, o combate a crimes de contrabando, descaminho e tráfico na fronteira contribui para defender e promover o desenvolvimento da economia nacional, bem como para a segurança da população.
Os dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos também como vaper, são proibidos no Brasil, tanto na promoção, venda e consumo do produto, por implicar males para a saúde humana. A vedação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que cobra maior fiscalização e ações educativas.
Comentários estão fechados.