O Governo do Estado prevê realizar um concurso público em 2025 com 2.600 vagas destinadas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Do total, duas mil vagas serão para o quadro da PM, e 600, para o quadro dos bombeiros. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (17) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.
De acordo com ele, “na próxima segunda-feira, será publicado no Diário Oficial do Estado a autorização para a organização desse concurso”. Na sequência, a Secretaria da Segurança Pública, responsável pelo certame, poderá fazer a contratação da empresa organizadora, o que deverá ocorrer já nos próximos dias.
“Estamos reforçando cada vez mais nosso efetivo e garantindo toda a estrutura necessária para trabalhar, com novas viaturas, armamento novo, helicópteros e equipamentos modernos”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
Carreiras
O anúncio do concurso ocorre em um momento em que as carreiras na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros estão ainda mais atrativas. Em novembro do ano passado, o governador sancionou a lei que reestruturou as carreiras das duas corporações, trazendo ganhos salariais e modernizando os cargos.
Além disso, em dezembro, o governo também sancionou a criação dos Quadros de Oficiais Especialistas (QOE), que possibilita a ascensão de praças – de soldados a subtenentes – à carreira de oficiais, tanto na PM como no Corpo de Bombeiros.
Em 2023, foi realizada a formatura de 2.485 policiais militares, que já estão atuando nas cidades do Paraná e ajudaram a encorpar o efetivo estadual. Outros 419 bombeiros também se formaram no mesmo ano.
Recentemente, outros 98 peritos foram incorporados à Polícia Científica. A formação dos novos técnicos ainda inclui o curso de três meses e estágios práticos nas seções e na Unidade de Execução Técnico-Científica (UETC). Na Polícia Civil são 103 novos servidores: 88 agentes de polícia judiciária, dez delegados de polícia e cinco papiloscopistas aprovados no concurso público realizado em 2021 e que foram convocados no final de 2024.