O Paraná foi o que apreendeu mais maconha entre os estados do Brasil, de janeiro a agosto deste ano. No período, 284 toneladas da erva foram retiradas de circulação, a partir de informações que acabam de ser divulgadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
LEIA TAMBÉM: PRF captura 12 toneladas de droga e ‘arsenal de guerra’ na fronteira
Em seguida, no ranking, aparece o estado do Mato Grosso do Sul (262 toneladas), que também faz divisa com o Paraguai. Depois, está São Paulo (153 toneladas), que possui grandes centros urbanos destinos de entorpecentes que passam pelas fronteiras. Em seguida, vem Santa Catarina (43 toneladas), no Sul.
A fronteiriça Foz do Iguaçu está entre os sete municípios com maior volume de apreensão de drogas no estado. Integram a lista Cascavel, Guaíra, Toledo, Pato Bragado, Santa Helena e Diamante do Oeste, todas elas cidades situadas na faixa considerada de fronteira (150 quilômetros).
Os dados divulgados pelo Governo do Paraná foram extraídos do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública Validador de Dados Estatísticos (Sinesp VDE). Essa plataforma é usada pelos agentes de segurança pública dos estados para reportar crimes e outras ocorrências.
De acordo com esse sistema, além dos 284.421,97 quilos de maconha, foram retiradas de circulação no território paranaense cerca de 4 toneladas de cocaína e crack. O tráfico de drogas é o crime que lidera o ranking dos delitos mais comuns entre os detentos do país.
“O Paraná está na sétima posição com o maior número de pessoas presas por tráfico de drogas”, cita a Agência Estadual de Notícias. De acordo com os dados do Ministério da Justiça, a média do Brasil é 60,12; o estado está acima da média, com 73,27.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)
Comentários estão fechados.