A Polícia Federal (PF) prendeu em Foz do Iguaçu um homem de 57 anos, de nacionalidade libanesa, por uso de documento falso na tentativa de obter passaporte do Brasil. A detenção ocorreu na tarde dessa quinta-feira, 9.
No posto de emissão do documento, gerido pela PF, o requerente apresentou uma certidão de nascimento falsa, que o indicava como sendo brasileiro nato. Ele havia feito a solicitação eletrônica do passaporte e foi ao local para coleta da digital e entrega das vias físicas.
“Ao analisar a documentação, os policiais desconfiaram da certidão de nascimento apresentada pelo estrangeiro”, reportou a PF. O documento é de “um cartório do Ceará, atestando que se tratava de um brasileiro nato, com base em uma das hipóteses constitucionais que normatiza o tema”.
Os federais fizeram contato com o cartório, recebendo a informação de que não havia o registro mencionado no banco de dados, confirmando a falsidade do documento. O homem foi preso em flagrante.
Encaminhado à Delegacia de Polícia Federal, responderá pelo crime de uso de documento falso. A pena, em caso de condenação pela Justiça, varia de dois a seis anos de reclusão, informou a instituição policial.
[…] LEIA TAMBÉM: Estrangeiro é preso ao usar documento fake para tirar passaporte em Foz do Iguaçu […]
[…] […]