Fabio Tamura passa a comandar uma das principais delegacias da Polícia Federal no país, na fronteira trinacional.
O delegado federal Fabio Tamura assumiu a chefia da Delegacia da Polícia Federal (DPF) em Foz do Iguaçu, em substituição a Roberto Biasoli, durante solenidade de posse nessa quarta-feira, 24. A unidade é considerada uma das principais do país, sendo relevante e estratégica por situar-se na fronteira de três países: Brasil, Paraguai e Argentina.
A transferência de cargo reuniu representantes de órgãos públicos, da sociedade civil organizada e integrantes da corporação de várias cidades. Segundo a assessoria da PF, a delegacia iguaçuense está em uma região que é a porta de entrada e saída para o Brasil, apresentando um dos maiores fluxos de pessoas e mercadorias em toda a América do Sul.
Somando sete anos de trabalho em Foz do Iguaçu, o delegado Fabio Tamura coordenou a Operação Pecúlio, que fez uma devassa nos contratos de serviços públicos na gestão de Reni Pereira. A apuração identificou irregularidades milionárias e culminou no afastamento do ex-prefeito em 2016.
Em recente decisão, a Justiça Federal condenou Reni Pereira e mais oito pessoas por improbidade administrativa, além de uma empresa. A ação referente a contratos da saúde atendeu ao pedido do Ministério Público Federal (MPF), sendo um dos desdobramentos da Pecúlio, e determinou que o Hospital Municipal deve ser ressarcido em R$ 17,8 milhões. Os réus podem recorrer. Outros processos da operação tramitam na Justiça.
Fabio Tamura é formado em Direito e exerceu a advocacia por cerca de seis anos. Ingressou na Polícia Federal em 2006, como agente, sendo conduzido ao cargo de delegado no ano seguinte, atuando nas delegacias de Guaíra e Foz do Iguaçu e na Superintendência de São Paulo.
Ao tomar posse à frente da DPF em Foz do Iguaçu, fez agradecimentos e elogiou a cooperação entre os diversos órgãos estatais que operam a segurança pública na região trinacional. O delegado Fabio Tamura disse que irá “trabalhar para manter a qualidade e a eficiência da atuação da representação da PF nesta importante e estratégica região do país”, reportou a assessoria da Polícia Federal em Foz.
(Com informações da assessoria)
Comentários estão fechados.