Foz do Iguaçu recebeu o encontro mensal do Comando Tripartite, nesta semana, na sede da Polícia Federal. O colegiado é uma instância de atuação cooperada, reunindo instituições do Brasil, Paraguai e Argentina.
LEIA TAMBÉM: Black Friday: fronteira irá trabalhar em conjunto para ampliar segurança
Forças de segurança dos países da região trinacional promoveram intercâmbio, troca de experiências e transferência de informações. O objetivo é manter ações integradas contra crimes fronteiriços.
O evento reuniu órgãos federais brasileiros, Polícia Nacional do Paraguai, representando as forças do país vizinho, e instituições argentinas como a Polícia Aeroportuária e a Gendarmeria Nacional. Atualmente, a Polícia Federal do Brasil preside o Comando Tripartite.
Comando Tripartite
O Tripartite é um comando instituído em 1996 como mecanismo de cooperação policial internacional local. Congrega forças policiais e de inteligência, sendo uma referência de integração entre instituições internacionais de segurança pública.
Fronteira trinacional
A fronteira é rota usada por organizações criminosas que agem além dos limites nacionais para o tráfico de drogas e de armas. Outra preocupação é a internalização, em solo brasileiro, de contrabando de mercadorias, cigarros, medicamentos ilegais e agroquímicos.
Comentários estão fechados.