Com a chegada do inverno, aparecem doenças respiratórias – e a gripe e a covid estão entre as principais. Apesar disso, a adesão da população às vacinas ainda é baixa. Entre os idosos, público já apto a ser imunizado, a cobertura dos dois imunizantes não passa de 20%.
Conforme dados da Secretaria de Saúde, foram aplicadas 8.730 doses da vacina bivalente contra a covid na cidade, desde o início da campanha, em fevereiro. O número não chega nem perto do total da população idosa local que pode receber o imunizante, ou seja, 37 mil pessoas.
Em relação à vacina da gripe, a situação é mais crítica. Apenas 2.377 idosos foram vacinados. Outras 222 doses foram aplicadas em profissionais de saúde, 96 em gestantes, 11 em puérperas, 27 em pessoas com deficiência, 91 em pessoas com comorbidade e 4 em funcionários do sistema prisional.
A partir do dia 14 de abril, a vacina da gripe estará disponível para todos os grupos prioritários, incluindo crianças de 6 meses a 6 anos, professores, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo.
Coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Adriana Izuka diz que geralmente os idosos têm maior adesão às vacinas. Porém, nos dois últimos anos, isso não vem ocorrendo, fato que preocupa, pois os idosos são mais vulneráveis à internação pela gripe.
Ela ainda lembra que os imunizantes só começam a surtir efeito a partir de duas semanas, por isso é importante a pessoa estar protegida. Recomenda-se tomar a vacina da gripe todo ano, porque as cepas mudam e os imunizantes são atualizados. A vacina disponível na rede pública é trivalente e protege contra dois tipos de influenza A e um tipo de influenza B.
Para Adriana, é difícil identificar uma causa para a baixa procura dos imunizantes, no entanto o movimento antivacina presente hoje na sociedade e as fake news – uma delas a mentira de que é obrigado a tomar a vacina da gripe e da covid juntas – estão entre os fatores.
Quem quiser vacinar-se pode ir a uma unidade básica de saúde (UBS) da cidade.
[…] TAMBÉM:Vacina da gripe e da covid em Foz do Iguaçu tem baixa adesãoFoz do Iguaçu já supera 30 mil notificações de […]