Audiência em Foz do Iguaçu aponta ações para uso medicinal da Cannabis

Criação de lei e de um centro de referência municipais, além de apoio para pesquisas, foram algumas deliberações aprovadas na Câmara de Vereadores.

A Câmara de Vereadores sediou em Foz do Iguaçu audiência pública para discutir os benefícios do uso medicinal da Cannabis. A intenção foi de ampliar o diálogo e esclarecer sobre os benefícios terapêuticos da planta.

LEIA TAMBÉM:
Fórum Paranaense de Cannabis Medicinal será em Foz do Iguaçu
Pesquisa em Foz do Iguaçu verifica efeitos do extrato de cannabis em cães com osteoartrite

A iniciativa foi proposta pelo vereador Kalito Stoeckl (PSD), tendo a participação do deputado estadual Goura (PDT) e do fundador do Instituto Cannabis Sativa – Cativa, Raby Khalil. Contribuíram, ainda, médicos, pesquisadores e membros de associações sobre o tema.

Entre os encaminhamentos, que serão analisados e propostos em conjunto com os vereadores Kalito, Adnan El Sayed (PSD) e Edivaldo Alcântara (PTB), estão pleitos para:

  • criação de um Centro de Referência no município, pelo Poder Executivo;
  • apresentação de um projeto de lei, por parte da prefeitura, tratando do uso medicinal da Cannabis;
  • pedido de maior apoio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia as pesquisas na área; e
  • realização de conferência municipal para deliberações sobre o assunto.

“São três horas que ficamos debatendo aqui. Agradeço quem veio de longe para trazer esses conhecimentos e aos aqui de Foz que também estiveram conosco”, disse o vereador Kalito Stoeckl.
Expositores compartilharam conhecimentos sobre os canabinoides, durante a audiência pública em Foz do Iguaçu. A ênfase foram os benefícios do canabidiol (CBD) e do Tetrahidrocanabinol (THC) para tratamentos de diversas condições médicas.

Foram expostos casos clínicos que tiveram evoluções positivas com as propriedades medicinais da planta, em usos isolado e full spectrum (extrato completo da planta), conforme a Câmara de Vereadores. Em todo o país, são empreendidas pesquisas e uso dos canabinoides para a saúde.

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) mantém, em Foz do Iguaçu, o Laboratório de Cannabis Medicinal e Ciência Psicodélica. De caráter multiusuário, e desenvolve pesquisa clínica com intervenção farmacológica com derivados da Cannabis sativa em doenças neurológicas e projetos.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
3 Comentários
  1. Sandra Diz

    Sobre o uso da Canabis em doenças
    neurológicas, tenho muito interesse
    em saber se aqui em Foz do Iguaçu
    já existe algum medicamento, pois
    sou epilética há muitos anos e
    ” ouvi ” falar que é muito eficaz.
    Mas, a reportagem não passou de uma
    mera informação de evento.
    Na Unila existe um setor p contatos ?
    Em que pé estão as pesquisas?
    Já existem medicamentos?
    Em uso comercial ou testes ?
    Agradeço vossa atenção.

  2. Digo Diz

    Parabéns pro trazer essas discussões e atender a saúde do municípios a buscar inovações. Um tema amplo com várias nuanças .

  3. Adriana de Alencar Diz

    Uma alegria ver um assunto tão sério quanto este trazido pro debate sem preconceito, a partir de perspectivas tão qualificadas.

Comentários estão fechados.