Os contatos do meio familiar diagnosticados com a doença há pelo menos 90 dias não precisam isolar-se.
Com uma inédita explosão de novos casos de covid-19 em Foz do Iguaçu, não vista durante toda a pandemia, janeiro totaliza 17.078 diagnósticos positivos da doença, com média móvel superior a 830 ocorrências diárias. Nesta sexta-feira, 28, os casos ativos da doença, em que há risco de transmissão do vírus, chegam a 3.497.
LEIA TAMBÉM:
Foz tem 3 mortes e 956 novos casos de covid-19; Municipal aumenta para 70 os leitos de UTI
Efeito vacina e nova variante: cinco gráficos para entender a diferença entre o pico da doença em 2021 e 2022
Desse modo, o serviço público de saúde orienta sobre os prazos de isolamento para casos confirmados e para contatos próximos. Segue o material publicado pela Agência Municipal de Notícias de Foz do Iguaçu:
Casos confirmados sintomáticos
São dez dias de isolamento, contados a partir do início dos sintomas. A pessoa poderá sair do afastamento após esse prazo apenas se estiver sem febre, com redução dos sintomas respiratórios e sem uso de medicamentos há pelo menos 24 horas.
Casos confirmados assintomáticos
Sete dias de isolamento, a partir da coleta do exame. Nesse caso, a pessoa poderá deixar de isolar-se, cumprido esse período, se estiver assintomática (sem sintomas), devendo manter os cuidados adicionais até o décimo dia.
Casos moderados a graves com hospitalização
São necessários 20 dias de isolamento, a contar do início dos sintomas. O fim do afastamento somente poderá ocorrer se a pessoa não apresentar febre, verificar redução dos sintomas respiratórios e estar sem uso de medicamentos nas últimas 24 horas.
Contatos próximos
Cinco dias de isolamento, a partir do último dia de contato com o caso confirmado, e o teste deve ser feito no quinto dia. Se o resultado for negativo, a pessoa poderá deixar de isolar-se. Importante: caso o contactante tenha contraído a doença nos últimos 90 dias, não há necessidade de isolamento.
Cuidados adicionais
São necessários cuidados adicionais até o décimo dia:
- usar máscara bem ajustada ao rosto (cobrindo nariz e boca), mesmo quando a pessoa estiver em casa;
- evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou com fatores de risco para agravamento da covid-19;
- não participar de qualquer tipo de aglomeração;
- não frequentar locais onde não possa usar máscara durante todo o tempo, como restaurantes e bares; e
- evitar alimentar-se próximo a outras pessoas, tanto em casa como no trabalho.
Comentários estão fechados.