A partir desta quinta-feira, 18, as unidades básicas de saúde (UBSs) São João e Vila Yolanda passam a atender no período noturno em Foz do Iguaçu, para casos suspeitos de dengue, informa a prefeitura. Essa ampliação do expediente será temporária.
LEIA TAMBÉM: Foz do Iguaçu supera 16 mil notificações de dengue
Assim, a saúde pública no município vai manter os seguintes locais abertos à noite:
- até 22h: Cidade Nova, Morumbi 2, Vila Yolanda e São João;
- 24 horas: Unidade Padre Ítalo, localizada no Poliambulatório do Porto Meira.
A prefeitura pretende com a medida reduzir o movimento nas unidades de pronto atendimento (UPA) no Morumbi e no Jardim das Palmeiras. “Mais de 50% dos casos registrados nas UPAS são considerados leves e poderiam ser atendidos nas Unidades de Saúde”, expõe a administração.
A ampliação de horário, prossegue, visa a facilitar o acesso da população aos serviços e organizar o fluxo de atendimentos. A saúde reforça que o morador deve procurar a unidade básica ao primeiro sintoma de dengue, como febre e dores de cabeça e no corpo, sendo:
- sintomas leves: busca de atendimento na unidade de saúde mais próxima de casa; e
- casos moderados a graves: atendimento nas UPAs e no Hospital Municipal.
Neste mês de abril, até o dia 18, foram 7.610 atendimentos na UPA João Samek, no Jardim das Palmeiras, e 4.980 na UPA Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi. “Nestas unidades, os casos urgentes representaram, em média, 33% dos atendimentos, enquanto os pouco urgentes chegam a 56%”, cita a Agência Municipal de Notícias.
O atendimento nas unidades de saúde nos bairros também está acima da média, segundo a Secretaria de Saúde. Neste mês, houve mais de 96 mil atendimentos em 29 espaços.
No atual ano epidemiológico, Foz do Iguaçu registra mais de 16 mil notificações e 2.500 casos confirmados de dengue.
Comentários estão fechados.