Está marcado para sexta-feira (1.º), a partir das 8h, no auditório da Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu, o lançamento das ações trinacionais da campanha Setembro Amarelo, dedicada à saúde mental e à prevenção ao suicídio. Neste ano, o foco estará no público jovem, em especial nos adolescentes.
Veja também:
É da Vida: descubra uma gigantesca árvore no coração de Foz do Iguaçu (vídeo)
O ato de lançamento prevê palestra intitulada “Prevenção ao suicídio na sociedade atual”, apresentação musical oferecida pela Associação Fraternidade Aliança (AFA) e entrega dos materiais que serão usados na campanha, cujo slogan, em 2023, é “Vamos falar sobre isso? Ajudar pode estar ao nosso alcance!”.
No sábado (2), às 19h, o grupo de teatro da AFA encenará, no auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, a peça “Suicidas Anônimos”, desenvolvida nas oficinas do programa Foz Fazendo Arte. A entrada para conferir o espetáculo, que abordará os sinais relacionados à intenção de tirar a própria vida, é gratuita.
Para o dia 10, às 10h (hora brasileira), está previsto um ato simultâneo em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai), para mostrar a união das populações da fronteira em torno do tema. A mobilização ocorrerá nas imediações do Marco das Três Fronteiras de cada país.
Já o “Dia D” nas unidades básicas de saúde de Foz do Iguaçu está marcado para 15 de setembro, uma sexta-feira, com ações de conscientização e oferta de atendimento em saúde mental. O encerramento da campanha será no dia 29, com um evento no campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Em paralelo, serão promovidas rodas de conversa diárias em escolas públicas e unidades de saúde, com o apoio de equipes das secretarias da Saúde e Educação. Dados que serão divulgados nesta sexta, durante o lançamento da campanha, apontam que dois em cada dez adolescentes estudantes da rede estadual de ensino já pensaram em suicídio.
Comentários estão fechados.