Ano novo, espaço novo. A psicóloga infantil especialista em autismo Samantha Fertrin anuncia um outro ambiente para suas sessões de psicoterapia. Pensando no conforto dos pacientes, o espaço tem a temática de planetas.
Um ambiente lúdico, acolhedor e inspirador contribui para o bem-estar e o engajamento das crianças durante as sessões. A escolha garante “que seja um espaço divertido, aconchegante e com uma ampla gama de repertório”, explica Fertrin.
Na sala, a profissional realiza diversas atividades terapêuticas, adaptadas às necessidades de cada paciente. Em cada consulta, leva-se em conta o estado da criança, mirando no desenvolvimento emocional, social e cognitivo de cada uma.
O método utilizado nas consultas é o ABA, ou Análise do Comportamento Aplicada, que relaciona o comportamento humano, o ambiente e a aprendizagem. Baseia-se no reforço positivo, na aprendizagem sem erros (dividir tarefas por etapas) e na modelagem (demonstrar comportamentos adequados às crianças). É um dos métodos mais utilizados para crianças com autismo.
“É notório que as crianças que frequentam a psicoterapia de forma regular conseguem evoluir dentro do seu cotidiano. Consequentemente, o paciente e toda a família ganham em qualidade de vida”, explica a psicóloga.
Além das crianças atípicas, a profissional atende pacientes sem diagnóstico e que necessitem de alguma modulação, seja de comportamento ou cognição. Samantha Fertrin atende na Persona Multiclínica em Foz do Iguaçu. As vagas para 2025 são limitadas, e os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (45) 99987-2627