Pessoas com mais de 60 anos, crianças, gestantes, professores e profissionais da saúde precisam receber as doses.
Neste sábado, 15, acontece o dia “D” para vacinação gratuita contra a influenza (gripe H1N1). Com a campanha em Foz do Iguaçu, todas as unidades básicas de saúde aplicarão as doses, das 8h às 14h.
A mobilização visa a aumentar a cobertura vacinal, que segue baixa em grupos prioritários para a imunização.
Poderão receber a vacina:
– crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
– gestantes;
– puérperas (mulheres em período pós-parto de até 45 dias);
– idosos acima de 60 anos;
– trabalhadores da saúde; e
– professores e agentes de apoio das redes pública e privada de ensino.
“As unidades de saúde atenderão à demanda espontânea [por chegada], mas a orientação é agendar o atendimento”, informa a Agência Municipal de Notícias (AMN), a fim de evitar aglomerações. O agendamento é feito pelo site vacinacao.pmfi.pr.gov.br.
Segundo levantamento da prefeitura, 46% das crianças foram imunizadas contra a gripe, o que corresponde a 10.116 das mais de 22.022 que devem receber a dose. Entre as gestantes, a cobertura é de 42%; puérperas, de 48%; trabalhadores da saúde, 34%; e idosos, apenas 7%.
Neste sábado também terá seguimento a vacinação contra a influenza em professores, monitores e agentes de apoio na sede da Vigilância em Saúde, no formato drive-thru. A vacinação desse grupo começou nesta semana.
Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a prefeitura não recomenda a aplicação das vacinas contra a covid-19 e contra a gripe simultaneamente. “A orientação é respeitar o intervalo de 14 dias entre uma e outra dose”, frisa a AMN.
Vacinação em 26 unidades
A aplicação da vacina contra a influenza, neste dia “D”, ocorrerá em 26 das 30 unidades de saúde. As exceções são os postos do Morumbi III, a Unidade 24 Horas Padre Ítalo, no Porto Meira, e as unidades do Jardim São Paulo II e Jardim América.
Comentários estão fechados.