As 29 unidades básicas de saúde (UBSs) de Foz do Iguaçu vão abrir neste sábado, 19, das 9h às 15h, para o “Dia D” do Novembro Azul e Vermelho. A mobilização enfocará o cuidado com a saúde do homem e a prevenção ao câncer de boca.
De acordo com a prefeitura, serão ofertados os seguintes serviços:
- atendimento médico e solicitação de exames de rastreamento do câncer de próstata;
- rodas de conversa;
- testes rápidos contra ISTs (infecções sexualmente transmissíveis); e
- atendimento odontológico em algumas unidades para pessoas com lesões ou sinais sugestivos da doença.
Durante a mobilização, a população também poderá atualizar a carteira de vacinação. O atendimento será para crianças, adolescentes e adultos, com prioridade para a imunização contra a covid-19.
O “Dia D” é uma oportunidade, por exemplo, para a aplicação da quarta dose da vacina que protege contra o coronavírus. Em Foz do Iguaçu, quem tem 18 anos ou mais já pode tomar o reforço.
“Podem receber o imunizante aqueles que tomaram a última dose há pelo menos quatro meses”, enfatiza a Agência Municipal de Notícias (AMN). A vacina é gratuita e fornece proteção individual e coletiva.
Profilurb II
Já no Profilurb II, a unidade de saúde terá uma programação em parceria com o Rotary Club, das 9h às 15h. As crianças poderão divertir-se em brinquedos infláveis e saborear algodão-doce, pipoca e gelinho, com a presença do Zé Gotinha e da Maria Gotinha.
[…] Sábado acontece o “Dia D” de cuidado com a saúde do homem e prevenção ao câncer de boca […]