A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou um balanço de atendimentos em Foz do Iguaçu. Entre as informações, informou que existem 450 mil cartões ativos do SUS (Sistema Único da Saúde), enquanto a população local é de 285 mil moradores.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, UIisses Figueiredo, o motivo, que também refletiria em grande volume de atendimentos, seria reflexo da população das Três Fronteiras. Esse contexto conformaria “um público universal” que busca os serviços públicos na cidade.
“Recebemos recursos apenas para 285 mil habitantes, que é o número oficial”, expõe o secretário. “Mas contamos com mais de 450 mil cartões SUS ativos e na região mais de um milhão de pessoas”, sustenta.
A administração iguaçuense não enumerou quais ferramentas de controle e monitoramento aplica à emissão e manutenção dos cartões SUS. Fato é que se alongam por anos reivindicações aos governos estatual e federal para repasses orçamentários que deem conta da realidade fronteiriça na saúde.
Número de atendimentos
Conforme a Saúde, Foz do Iguaçu ultrapassou dois milhões de atendimentos em 2024. Desses, 1,2 milhão na rede básica, 458 mil em serviços especializados e 278 mil em prontos-atendimentos. Os dados são de 1.º de janeiro a 22 de novembro.
Foram feitos 1,1 milhão de exames neste ano – um milhão laboratoriais e 115 mil de rádio/imagem. E por classificação dos pacientes nos serviços de urgência e emergência, o relatório da prefeitura aponta que dos 278.399 atendimentos em equipamentos emergenciais:
- 168 mil (60%) foram classificados como verdes, casos pouco urgentes;
- 77.631 atendimentos (27%) foram classificados como amarelos, urgentes;
- 7.281 (2,6%) foram considerados urgentes ou emergenciais.
(Com informações da Agência Municipal de Notícias)