Até o fim deste ano, 73 mil novos casos de câncer de mama deverão ser confirmados no país, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A entidade projeta que uma a cada oito mulheres poderá ser acometida pela doença – antes, a previsão era de um caso a cada dez pessoas.
LEIA TAMBÉM: Fronteira terá “Dia D” de vacinação neste sábado (7)
Quando a enfermidade é tratada precocemente, é possível ao paciente qualidade de vida. Prevenção, educação em saúde e diagnóstico seguido de tratamento no tempo adequado são fatores decisivos.
Neste sábado, 7, no horário das 9h às 15h, 29 unidades básicas de saúde em Foz do Iguaçu estarão abertas para ações da campanha Outubro Rosa. Os equipamentos ficam distribuídos por todas as regiões da cidade, perto do morador.
Serão realizados os seguintes procedimentos para detecção e prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero:
- coleta de preventivos; e
- exames clínicos.
Câncer de mama
Serão priorizadas pacientes que foram agendadas ao longo da semana pelos serviços de saúde, além de atendimento para demanda espontânea, informa a prefeitura. Cada profissional de saúde atenderá em média dez pacientes agendadas pelo sistema.
“A ação segue ao longo do mês, com a intensificação dos procedimentos e com a solicitação de mamografia, conforme exame clínico e protocolo”, reporta a Agência Municipal de Notícias (AMN). As unidades ainda aplicarão todas as vacinas do calendário básico para a população.
Comentários estão fechados.