O Governo do Paraná deu início, nesta terça-feira, 19, à campanha de vacinação nas escolas da redes estadual, municipais e privada em todo o estado. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e diminuir a ocorrência de doenças imunopreveníveis.
LEIA TAMBÉM: Foz do Iguaçu registra 1.000 novas notificações de dengue em uma semana
A ação, conduzida pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação do Paraná, vai até 29 de abril, em todo o estado. É voltada para crianças e adolescentes até 15 anos de idade.
A gestão estadual informa que serão disponibilizados todos os imunizantes do calendário de vacinação do Ministério da Saúde, tendo como ênfase:
- Público infantil: vacinação oral contra a poliomielite, vacina inativada contra a poliomielite, sarampo, pentavalente, febre amarela e covid-19 (conforme público preconizado).
- População juvenil: foco na atualização da vacinação contra HPV, meningite, sarampo, tétano e difteria.
“Neste primeiro momento, as secretarias municipais vão mapear as escolas e identificar se existem estudantes com vacinas em atraso, por meio da análise das carteiras de vacinação”, informa a Agência Estadual de Notícias. Depois, haverá o agendamento do dia de aplicação das vacinas.
Os pais e/ou responsáveis deverão ser informados e receberão termos de consentimento para a imunização em ambiente escolar, reporta o órgão de notícias do governo. O Paraná exige a declaração de atualização vacinal dos alunos de até 18 anos nas matrículas e rematrículas.
A Secretaria de Saúde do estado também irá orientar escolas públicas e privadas para desenvolverem ações de educação em saúde durante o período da campanha. O foco da conscientização deverá ser a temática da imunização.
Gripe e dengue
A vacina contra gripe será ofertada em campanha própria a partir desta segunda-feira, 25, apenas para os grupos prioritários. O imunizante contra a dengue, restrito a 30 municípios paranaenses, segue sendo aplicado nas unidades básicas de saúde para adolescentes.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)
Comentários estão fechados.