Tecnologia de combate à dengue, a liberação dos mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia, os wolbitos, começará nesta segunda-feira, 26, em Foz do Iguaçu. Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e técnicos do World Mosquito Program (WMP) farão a rota no Jardim Panorama.
LEIA TAMBÉM: Biofábrica em Foz do Iguaçu solta mosquitos para o combate à dengue
Os profissionais passaram por capacitações sobre o Método Wolbachia, conforme a gestão municipal, e treinamento específico para a atividade. Semanalmente, 1,3 milhão de wolbitos serão liberados em Foz do Iguaçu, contra a dengue, zika e chikungunya.
Os mosquitos serão soltos uma vez por semana em cada região da cidade. A iniciativa do World Mosquito Program é conduzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com financiamento do Ministério da Saúde. São parceiros a prefeitura, Governo do Estado do Paraná e Itaipu Binacional.
As autoridades públicas explicam que o método teve efeito positivo em outros países e em cidades brasileiras. E que os Aedes aegypti com Wolbachia não são modificados geneticamente nem afetam o meio ambiente.
O Método Wolbachia complementa ações em saúde pública.
Comentários estão fechados.