Nesta sexta-feira (26), o Ministério da Saúde iniciou o período de inscrições para o Programa Mais Médicos, que tem como prioridade a contratação de profissionais brasileiros formados no país. De acordo com o edital, são 327 vagas destinadas ao Paraná, sendo apenas uma para Foz do Iguaçu.
- Para atuar no Brasil, estudantes de medicina no Paraguai tentam Revalida ou transferência
- Medicina: Paraguai analisa reavaliar regras para cursos no país
Ao todo, são 5.970 oportunidades distribuídas em 1.994 municípios de todas as regiões do Brasil para recompor as vagas ociosas dos últimos quatro anos. A expectativa do governo federal é chegar até o fim do ano com 28 mil profissionais atendendo em todo o país, principalmente nas áreas de extrema pobreza.
Conforme informações da Prefeitura de Foz do Iguaçu, o município atualmente conta com 16 profissionais contratados sob o regime do programa. São 11 brasileiros e outros 5 de outras nacionalidades. A vaga do atual edital é de reposição.
As inscrições seguem abertas até a próxima quarta-feira (31), e a previsão é a de que os profissionais comecem a atuar nos municípios no fim de junho. Para inscrever-se, basta que o profissional acesse o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), pelo site https://maismedicos.saude.gov.br.
Na alocação dos profissionais, serão considerados critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no projeto. E, para desempate, terão prioridade os candidatos de residência mais próxima do local de atuação, os com mais tempo de formados e os de maior idade.
Entre as novidades no novo edital estão:
- tempo de contrato (de três para quatro anos);
- possibilidade de licença-maternidade (seis meses) e paternidade (20 dias);
- especialização em Medicina da Família e Comunidade;
- e possibilidade de mestrado em Saúde da Família.
Comentários estão fechados.