Hospital Costa Cavalcanti completa 45 anos em Foz do Iguaçu

Complexo médico criado por Itaipu Binacional foi inaugurado em 1.º de julho de 1979, na Vila A, para atender os trabalhadores da usina.

Apoie! Siga-nos no Google News

Referência em diversas especialidades na Região Oeste do Paraná, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), antigo Hospital de Itaipu, está completando, nesta segunda-feira (1.º), 45 anos de funcionamento.

Leia também:
Ex-barrageiro resgata memórias dos trabalhadores que construíram a Itaipu

O local foi inaugurado em 1.º de julho de 1979, na Vila A, para atender ao numeroso contingente de trabalhadores da hidrelétrica. Atualmente, além dos conveniados, o hospital recebe particulares e pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Ao longo dos anos, o HMCC passou por diversas fases de modernização e expansão. O que começou como uma pequena unidade de saúde com algumas dezenas de leitos, para atender os operários durante a construção da Itaipu Binacional, hoje se transformou em um complexo hospitalar com mais de 200 leitos, tecnologias de ponta, um corpo clínico especializado e profissionais capacitados em mais de 40 diferentes áreas”, descreve a assessoria do hospital, em material enviado à imprensa.

Só nos últimos seis meses, foram quase quatro mil cirurgias, de várias especialidades e complexidades. O HMCC reportou ainda 2.174 partos, 60 mil atendimentos no centro clínico e 26 mil atendimentos no pronto-atendimento e no pronto-socorro.

O balanço também indica mais de 18 mil atendimentos na área de oncologia, com quase 2,5 mil pacientes em tratamento. Já o laboratório do hospital fez cerca de 700 mil exames, devendo fechar o ano com crescimento em relação a 2023.

Outra estrutura ligada ao HMCC é o Hemonúcleo de Foz do Iguaçu, que realizou 8.331 transfusões na área da 9.ª Regional de Saúde, que abrange a Terra das Cataratas e outros oito municípios.

Administrado pela Fundação de Saúde Itaiguapy, o hospital está passando por uma fase de expansão, com a reforma e a construção de alas, além da aquisição de equipamentos e de investimentos no constante aprimoramento dos colaboradores.

(Com informações do HMCC)

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.