Referência no tratamento oncológico em Foz do Iguaçu e região fronteiriça, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) recebeu, na última semana, um novo acelerador linear de partículas, do tipo Modulação da Intensidade – Arcoterapia Volumétrica Modulada (IMRT-VMAT), que une a tecnologia com a técnica de radioterapia guiada por imagem.
Leia também:
Itaipu participa da COP 28 nos Emirados Árabes Unidos
O equipamento foi adquirido com recursos de Itaipu Binacional, instituidora da Fundação de Saúde Itaiguapy, no valor de US$ 1,2 milhões (cerca de R$ 5,9 milhões). Atualmente, cerca de 500 pacientes em radioterapia são atendidos no hospital, que faz a maior parte dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Itaipu, o novo acelerador linear utiliza fótons de alta energia (até 10 MV) e partículas de elétrons para tratamentos superficiais à pele. Victor Emmanuel da Silva, médico radioterapeuta, explicou que o equipamento é fundamental no combate ao câncer.
“No caso deste adquirido recentemente, ele possui um avanço tecnológico significativo que eleva a eficiência e segurança desses tratamentos e que, além disso, permite uma maior eficácia para o combate da doença, e consequentemente, melhora a qualidade de vida dos pacientes”, afirmou o médico, citado pela assessoria da binacional.
“Com este equipamento, que está no nível do que há de melhor no Brasil, os pacientes não precisam mais ir para outros centros se submeter ao atendimento diário”, frisou.
Gilmar de Oliveira, diretor-superintendente do HMCC, destacou que os benefícios são diretos para os pacientes. “A precisão aprimorada na administração da radiação não apenas aumenta a eficácia do tratamento, mas também reduz os efeitos colaterais indesejados”, disse o diretor, que agradeceu o investimento da instituidora.
“Graças à verba destinada pela Itaipu, o Costa Cavalcanti tem condições de melhorar ainda mais a ala da oncologia com os melhores equipamentos disponíveis. Sempre atentos às mais recentes novidades, fomos sempre conseguindo os melhores insumos e medicamentos para oferecer aos nossos pacientes”, enfatizou.
(Com informações de Itaipu Binacional)
Comentários estão fechados.